Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 23 de novembro de 2013

São Paulo - Capital ganhará mais 5,7 km de faixas exclusivas na segunda-feira

22/11/2013 18h57


Serão implantados novos 5,7 km de faixas destinadas a aumentar a velocidade dos ônibus na segunda (25), no Butantã, Barra Funda e avenida Imirim. Operação Dá Licença para o Ônibus atingirá marca de 269,7 km de vias exclusivas para o transporte coletivo inauguradas em 2013
Mais 5,7 km de faixas exclusivas para ônibus começarão a operar na cidade de São Paulo na próxima segunda-feira (25), nos bairros do Butantã e Barra Funda, na Zona Oeste, avenidas Imirim e Raimundo Pereira de Magalhães, na Zona Norte e, também, na Rótula Central. Com a implantação das novas vias destinadas a aumentar a velocidade do transporte coletivo e o conforto das viagens, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atingirá a marca de 269,7 km de faixas criadas desde o início deste ano.

As metas iniciais da Prefeitura, que eram de 150 km e, posteriormente, de 200 km de novas faixas exclusivas operando na cidade até dezembro, foram superadas e ampliadas pela Prefeitura de São Paulo para 300 km de vias implantadas até o fim de 2013.

Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h.

Barra Funda
Na região da Barra Funda, Zona Oeste, serão implantados 1,6 km de faixas exclusivas. Os coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos do Viaduto Pacaembu e da avenida Dr. Abraão Ribeiro. Na rua Baronesa de Porto Carreiro, a nova faixa à direita irá operar em sentido único de circulação para a avenida Rudge. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e aos sábados, das 6h às 14h.

Pelo Viaduto Pacaembu, avenida Abraão Ribeiro e rua Baronesa de Porto Carreiro circulam 16 linhas de ônibus municipais, transportando 143.195 passageiros por dia útil, com freqüência média de 110 ônibus/hora nos horários de picos.

Rótula Central
A Prefeitura seguirá a implantação de faixas exclusivas na região da Rótula Central, com a operação de mais um trecho com 900 metros. As duas pistas das avenidas Mercúrio e Senador Queirós terão prioridade para o transporte público por uma faixa de rolamento específica, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e aos sábados, das 6h às 14 h.

Na avenida Mercúrio, o trecho fica entre a avenida do Estado e a rua da Cantareira e na avenida Senador Queirós, entre a rua da Cantareira e a Praça Alfredo Issa.

A implantação de faixas na região começou em setembro na avenida Ipiranga, com 1 km de extensão. A segunda fase abrangeu o eixo composto pela avenida São Luís, Viaduto 9 de Julho, Viaduto Jacareí e rua Maria Paula, com mais 1,1 km. A terceira etapa, em outubro, contemplou o Viaduto D. Paulina, Praça João Mendes, rua Anita Garibaldi e avenida Rangel Pestana, com 1,1 km de extensão.

Pela Rótula Central, circulam 84 linhas de ônibus municipais, transportando 603.527 passageiros por dia útil, com frequência média de 191 ônibus/hora nos horários de picos.

Raimundo Pereira de Magalhães
Na avenida Raimundo Pereira de Magalhães será ativado um trecho com 1,6 km de faixa exclusiva à direita para ônibus, entre a rua Menotti Laudisio e a rua Giacomo Crespi, em ambos os sentidos da avenida. Os coletivos terão prioridade à direita na nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

No trecho da implantação, circulam no sentido Centro, 16 linhas de ônibus municipais, transportando 123.060 passageiros por dia útil. No sentido Bairro, passam 15 linhas levando 122.514 passageiros por dia.

Butantã
O bairro do Butantã, também na Zona Oeste, ganhará 700 metros de faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Afrânio Peixoto e Valdemar Ferreira. A exclusividade valerá à direita, de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados, das 6h às 14h.

Para sinalizar esta faixa exclusiva, estão sendo usadas 26 placas de trânsito e 294 m² de sinalização horizontal.

Avenida Imirim
Na avenida Imirim, na Zona Norte, serão operados mais 900 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus. A nova faixa vai funcionar no sentido bairro da avenida, no trecho entre a rua José de Oliveira e a avenida Eng° Caetano Álvares, de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados, das 6h às 14h. Pela Imirim, no trecho desta implantação, circulam no sentido bairro, sete linhas levando 72.586 pessoas por dia útil.

A avenida já havia sido contemplada pela Operação Dá Licença Para o Ônibus, em setembro, quando recebeu 1,4 km de faixa exclusiva em ambos os sentidos entre a rua Qurinópolis e a Praça Lions Clube.

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário