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terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mais 100 mil curitibanos passaram a utilizar o cartão transporte este ano

14/11/2013 09:58:00

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Quase 100 mil pessoas optaram neste ano pela utilização do cartão transporte, deixando de pagar a passagem do ônibus em dinheiro. Elas fazem parte do total das 520 mil usuários de cartão transporte atendidos nos primeiros dez meses pela Área de Fiscalização do Transporte da Urbs, responsável pela emissão e controle de uso do cartão transporte.
Além da emissão dos quase 100 mil novos cartões transporte – usuário, os atendimentos incluem estudantes, isentos, pessoas que solicitam extratos dos créditos transporte, emissão de segunda-via, renovação de isenção e quase 130 mil procedimentos de venda de talões e regularização do Estacionamento Regulamentado (EstaR) feito pela Urbs em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Feito na hora, sem custo, com atendimento que demora apenas alguns minutos, o cartão transporte é uma excelente opção para o usuário, que não precisa ter dinheiro em mãos ou se preocupar com troco e ainda ganha tempo no embarque. Além de maior comodidade para o passageiro, o cartão também é um fator de segurança na medida em que reduz a circulação de dinheiro nos ônibus, estações tubo e terminais.
Em dezembro do ano passado eram 1,372 milhão de cartões transporte – usuários ativos. Em outubro, este número passou a 1,463 milhão. Hoje, em torno de 55% dos deslocamentos dos 25,2 milhões de passageiros pagantes por mês, é feito com cartão transporte.
Embora em proporção bem menor, também aumentou o número de usuários com cartão de isento – idosos, aposentados por invalidez e pessoas com deficiência – que passou de 210,4 para 213,8 mil usuários. Somados ao total de isentos – policiais, operadores, carteiros, etc – eles são responsáveis por cerca de 3,5 milhões de deslocamentos por mês.
“Quanto mais pessoas usarem o cartão transporte maior será a segurança do sistema e o conforto do usuário”, afirma o gestor da Área de Fiscalização do Transporte, Edson Berleze. A Urbs, explica Berleze, vem desenvolvendo uma série de estudos para adoção de medidas de incentivo à utilização do cartão. As medidas – que em boa parte dependem da implantação de novas funcionalidades do Sistema de Bilhetagem Eletrônica – vão desde a abertura de mais um posto de atendimento da Urbs até a implantação de tarifas diferenciadas nos horários de menor demanda e a criação de novos pontos de venda de créditos. 
Estudantes
As equipes responsáveis pela emissão de cartão transporte já estão se preparando também para a força-tarefa, feita a partir do início do ano para atendimento a estudantes que buscam o benefício do passe escolar, com desconto de 50% na tarifa. Neste ano, 17,4 mil estudantes foram beneficiados com o passe escolar.
O esforço concentrado para atendimento a estudantes do passe escolar vai começar, no ano que vem, no início de fevereiro, uma vez que o calendário escolar será antecipado em função da Copa do Mundo. As equipes da Área de Fiscalização vão atender estudantes nas Ruas da Cidadania descentralizando o atendimento que, ao longo do ano, é feito exclusivamente na Urbs.
Berleze conta que assim que o período de cadastramento for aberto, os estudantes poderão agilizar o atendimento preenchendo o cadastro e agendando data e local de atendimento pela internet. Desde o início deste ano, foram atendidos 23,5 mil estudantes e destes 17,4 mil tiveram seu cadastro aprovado e passaram a contar com o passe escolar.
Facilidades
O cartão transporte amplia a segurança e o conforto do usuário, além de agilizar as operações de embarque. Para fazer o cartão, basta comparecer à Urbs ou nos postos das Ruas da Cidadania Matriz, Boa Vista, Carmo, Pinheirinho e Fazendinha munido de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.
Crianças de até 5 anos não precisam fazer o cartão porque são isentas. O cartão é pessoal e intransferível e só pode ser feito pelo próprio usuário. No caso de menores de 18 anos, a solicitação pode ser feita pelos pais ou responsável legal, mediante apresentação de documento de identificação original com foto do responsável e do menor.
Para ter cartão transporte não é necessário morar em Curitiba. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode fazer um cartão transporte para utilizar quando estiver na cidade. A primeira via é gratuita e a segunda via do cartão custa o equivalente a cinco passagens de ônibus (atualmente R$ 13,50).
A carga de créditos pode ser feita diretamente na tesouraria da Urbs, no prédio central da Rodoviária ou pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br. Neste caso deve ser feita a emissão de boleto para pagamento em banco – quem utiliza internet banking pode pagar os créditos pela internet. A carga dos créditos adquiridos é automática e estará no sistema até 72 horas depois do pagamento. A partir deste prazo, quando o usuário passa o cartão no validador, que destrava a catraca, os créditos disponíveis são automaticamente transferidos para o cartão.
Cartão Transporte Usuário
Custo: 1ª via gratuita. A segunda via custa o equivalente a cinco passagens.
Documentos necessários: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17 horas.
Onde fazer o cartão: Na Urbs, na ala ferroviária e nos postos de atendimento a das Ruas da Cidadania da Matriz, Boa Vista, Boqueirão (Terminal Carmo), Pinheirinho e Portão (Terminal Fazendinha).

Cartão Transporte Estudante
Custo: gratuito
Benefício: 50% de desconto na tarifa.
Quem tem direito: quem estuda em Curitiba, eminstituições de ensino regular de primeiro, segundo e terceiro grau, públicas ou particulares, e more a uma distância superior a no mínimo um quilômetro da escola e tenha renda familiar dentro dos critérios definidos em lei: até três salários mínimos para um filho na escola; quatro salários mínimos para dois filhos na escola; e cinco salários mínimos para três ou mais filhos.
Onde fazer o cadastro: Durante o ano todo, na Urbs. No período de atendimento descentralizado, nas Administrações Regionais.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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