Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 24 de novembro de 2013

Uberaba - Prefeitura apresenta Projeto de Alteração no Trânsito em Função do BRT


20/11/2013



A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, irá apresentar na quinta-feira dia 21, o Projeto de Alteração no Trânsito em Função da Implantação do Corredor de Ônibus – Vetor /BRT (Bus Rapid Transit), no anfiteatro Mario Pimenta Camargo no Centro Administrativo, a partir das 17h.

A apresentação será direcionada a entidades de classe, vereadores, o grupo G9, Universidades e imprensa. O secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira explica que a intenção é gerar uma reflexão com os formadores de opinião e a população, que será informada por meio da imprensa. “O principal intuito é gerar uma reflexão prévia sobre o projeto para que as dúvidas e questionamentos que venham a surgir sejam sanados e discutidos durante a reunião pública que será realizada na terça-feira dia 26, essa sim aberta a toda a população”, justifica Junqueira.

O Projeto de Alteração no Trânsito será apresentado pela empresa contratada para o serviço, através de pregão eletrônico, a Transzum, especialista em tráfego, com projetos implantados em Goiânia e Rio de Janeiro.  A empresa realizou um levantamento de informações e dados sobre o trânsito de Uberaba, com a utilização de quatro unidades móveis de contagem de fluxo por câmera, que registrou durante 24 horas o fluxo de veículos e análise das conversões contemplando todo o sistema viário, transporte coletivo, e análise das vias paralelas e transversais no entorno do corredor leste/oeste, a fim de estabelecerem uma contagem da engenharia de tráfego.

Com as informações foi possível estabelecer um sistema semafórico inteligente que garantirá que os ônibus operem com agilidade e segurança, sincronizando semáforos e permitindo uma passagem segura dos pedestres, ao mesmo tempo em que viabiliza a passagem de veículos pelas ruas que cortam a avenida, sem prejudicar o sistema BRT.

Sistema BRT

As 12 estações de tubo, instaladas na avenida Leopoldino de Oliveira, deverão ter o acabamento, climatização e instalação elétrica de portas e catracas, até o final de dezembro de 2013, como previsto em acordo feito com a empresa contratada para o serviço.

O relatório das obras de construção dos terminais de transporte coletivo, realizado pela Seplan, mostra que o terminal leste está com 60% das obras concluídas, com previsão de que seja concluído até o final de março de 2014. Já o terminal oeste está com 30% das obras prontas, com expectativa para serem finalizadas também em março de 2014.

Comissão Especial sobre BRT

Com o intuito de “conhecer, tratar e discutir todas as causas dos problemas ocorridos na implantação do sistema e também às soluções, assim como ações e/ ou procedimentos que deverão ser adotados por cada órgão envolvido, visando garantir sua resolução, dentro de um prazo previamente estipulado”, foi instituída pela portaria nº 129, em 30 de agosto de 2013, uma Comissão Especial sobre o BRT (Bus Rapid Traffic), formada pelos secretários Claudio Junqueira (Planejamento), Roberto Indaiá (Infraestrutura), Carlos Bracarense (Administração), Emanuel da Paixão Kappel (Sesttrans) e Paulo Salge (Procuradoria).

Jorn. Natália Melo

Fonte: Prefeitura de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário