Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Eletra apresenta primeiro ônibus elétrico brasileiro

imagens

  • Montado sobre chassi articulado Mercedes-Benz O 500 UA de piso baixo, trata-se do primeiro ônibus de 18 metros movido 100% a baterias
  • Veículo tem autonomia operacional de 200 Km e começa a ser testado no Corredor ABD, em São Paulo

A Eletra – empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbanocom tração elétrica –, juntamente com a Mitsubishi Heavy Industries e a Mitsubishi Corporation lançam o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias.
Com chassi Mercedes-Benz O 500 UA, articulado de piso baixo, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG, o veículo, equipado com ar condicionado e capacidade para 150 passageiros, é o primeiro ônibus elétrico a baterias com 18 metros de comprimento em todo o mundo.
O veículo tem autonomia operacional de 200 Km, considerando recargas rápidas, e estará em testes no Corredor ABD, na Grande São Paulo, administrado pela concessionária Metra. Inicialmente, o E-Bus irá operar no trecho Diadema – Brooklin e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação.
A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, que tem manifestado interesse em transferir esta tecnologia para empresas brasileiras. Já o chassi, carroceria e todo o sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil, semelhantes aos trólebus desenvolvidos pela ELETRA. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias das empresas: Eletra e Mitsubishi Heavy Industries. A Mitsubishi Corporation é responsável pela coordenação entre as empresas.
Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da ELETRA, ressalta a importância do lançamento. “O Brasil já tem tradição na fabricação de ônibus elétricos e a parceria da Eletra com a Mitsubishi concede ao país um papel de vanguarda no seleto grupo de empresas detentoras desta tecnologia. A necessidade de reduzir a poluição nos centros urbanos passa pela não utilização de combustíveis fosseis, principalmente nos corredores que cortam o coração das grandes cidades. Neste sentido, os ônibus elétricos com EMISSÃO ZERO DE POLUENTES terão papel fundamental para o transporte público”.
Mercedes-Benz é líder incontestável no segmento de ônibus
A gama de chassis de ônibus da marca atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros.
A Mercedes-Benz também oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros. A Empresa conta com uma equipe totalmente focada em sistema BRT, dando apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte para o Brasil e América Latina.
Ônibus Mercedes-Benz são multicombustíveis
Além do diesel de petróleo, os ônibus Mercedes-Benz podem ser abastecidos com diesel de cana e biodiesel, soluções em uso em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização desses combustíveis alternativos são potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5. Dessa forma, a Empresa dá importante contribuição à mobilidade urbana e a sustentabilidade. Além disso, oferece aos clientes, operadores e gestores de transporte a possibilidade inigualável de escolha entre diferentes combustíveis. Tudo isso sem necessitar de qualquer tipo de alteração no motor.
Em parceria com a Eletra, a Mercedes-Benz também é responsável pelo projeto do Híbrido BR, primeiro ônibus híbrido do mercado com tecnologia totalmente brasileira.
Eletra
A Eletra está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nasversões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias), eelétrico puro (baterias). Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétricohíbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 300trólebus e em 45 híbridos em operação na Grande São Paulo, além de cidadescomo Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.
Mitsubishi Heavy Industries
A Mitsubishi Heavy Industries , Ltd. (MHI), com sede em Tóquio, no Japão, éum dos principais fabricantes de máquinas pesadas do mundo, com vendasconsolidadas de 2,8 bilhões de ienes no ano fiscal de 2012, com anofinalizado em 31 de março de 2013. A MHI tem uma linha de produtos eserviços diversificada que engloba a construção naval, plantas de geração deenergia, plantas de indústria química, soluções para meio ambiente,estruturas em aço, equipamentos industriais e em geral, aeronaves, sistemasespaciais e sistemas de ar condicionado. Para mais informações, visite osite da MHI (http://www.mhi.co.jp/en/index.html).
Mitsubishi Corporation
Mitsubishi Corporation (MC) é uma empresa global integrada que desenvolve eopera negócios em praticamente todos os setores, incluindo financiamentoindustrial, energia, metais, máquinas, químico, alimentos e meio ambiente.As atividades da MC têm se expandindo muito além de suas operaçõestradicionais de comércio exterior, com a diversificação de negócios a partirdo desenvolvimento de recursos naturais, até negócios de varejo,infraestrutura, produtos financeiros e fabricação. Com mais de 200escritórios e subsidiárias em cerca de 90 países em todo o mundo e uma redede mais de 500 empresas do grupo, a MC emprega uma mão de obra multinacionalde cerca de 60.000 pessoas.
Publicado em 21 de novembro de 2013

Fonte: Mercedes Benz

Nenhum comentário:

Postar um comentário