Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Rio de Janeiro - Pagamento de passagem com smartphone é testado em transportes públicos


30/10/2013 08:39:00

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e em parceria com a Fetranspor, deu início ao teste da tecnologia que permite o pagamento de passagens no transporte público com smartphone. Com isso, o Rio será a primeira cidade brasileira a usar celulares com o sistema NFC (Near Field Communication) para este tipo de serviço.



O NFC permite a troca de informações sem fio quando dois dispositivos compatíveis estejam próximos entre si. Para efetuar o pagamento da passagem o usuário deverá aproximar o celular no validador da RioCard e esperar a liberação da roleta. Além disso, o serviço, disponível apenas para o sistema Android, permite que o passageiro consulte o saldo na tela do aparelho a qualquer momento.



Cerca de 200 usuários de ônibus, trens e barcas foram selecionados para colaborar com os testes e a expectativa é que o novo serviço esteja disponível no próximo ano.







Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário