Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Porto Alegre - Sistema BRT é tema de reunião na Câmara Temática


29/10/2013 16:42:08

Foto: Divulgação/PMPA
Coordenador do projeto explicou o grande legado do sistema BRT para a cidade
Coordenador do projeto explicou o grande legado do sistema BRT para a cidade
A Câmara Temática de mobilidade urbana, reunida nesta terça, 29, tratou do sistema Bus Rapid Transit (BRTs). O coordenador do Projeto do Sistema  BRT na EPTC, o engenheiro Luiz Cláudio Ribeiro, explicou o que é o sistema BRT que deixará um grande legado para a cidade de Porto Alegre. 

Segundo Luiz, a cidade de Porto Alegre foi contemplada com obras de mobilidade urbana, incluindo o BRT. O sistema, que está entre os projetos prioritários para a Copa do Mundo, embora sua previsão de conclusão seja para 2015, visa reduzir o número de linhas de ônibus - fazendo uma integração entre as mesmas - diminuir o custo da passagem do transporte coletivo, garantir maior acessibilidade aos usuários, cumprimento de horários, reduzir o tempo de viagem entre outros. 

Além de contar com um elevado sistema de tecnologia WIFI, GPS, telas de LCD, anúncios, bilhetagem, anexos, sensores e chips, o sistema BRT também garante maior conforto, qualidade e segurança durante as viagens. As obras dos BRTs nas avenidas Padre Cacique, João Pessoa, Protásio Alves e Bento Gonçalves são uma prioridade para o transporte coletivo, permitindo o uso de uma faixa exclusiva para circulação dos ônibus, que terá capacidade para 190 pessoas.

BRT e Legado

A cidade de Porto Alegre vem se mobilizando para receber o megaevento esportivo que é a Copa do Mundo de 2014. Em termos de legado, os corredores de ônibus são um dos principais que o BRT vai deixar para a cidade. Luiz Cláudio também apresentou o Projeto BRT para Zona Sul e Extremo Sul de Porto Alegre, duas regiões que sofrem com a baixa demanda de ônibus. Com a integração das linhas do Sistema BRT, os usuários que residem nessas áreas poderão fazer uma viagem, sentido Centro/Bairro e vice-versa, mais rápida e de menor custo.



Texto de: Jéssica Teles (estagiária / Secopa) Supervisão: João Carlos Machado Filho
Edição de: Caren Mello

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário