Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DF - Passe Livre Estudantil é tema de debate na Câmara Legislativa

Terça, 29 Outubro 2013

 

Passe Livre Estudantil é tema de debate na Câmara Legislativa
Foto: Fábio Rivas/CLDF


Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (25), no plenário da Câmara Legislativa (CLDF), representantes do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ouviram sugestões de alunos, lideranças estudantis e parlamentares para aperfeiçoar o Passe Livre Estudantil (PLE). 
A principal reivindicação foi a ampliação do uso do benefício –  a Lei nº 4.462/10, que regula o PLE no DF, permite o limite máximo de 54 viagens mensais para cada estudante.
“Essa lei atendeu aos anseios dos estudantes quando foi aprovada. No entanto, agora, surgiram outras demandas que também precisam ser analisadas”, defendeu o representante do Fórum do Passe Livre Estudantil do DFTrans, Valmir Lopes.
Lopes lembrou, também, das ações implementadas recentemente pela autarquia para melhorar os serviços aos estudantes, como a retomada do Sistema de Bilhetagem Automática e a implantação da recarga embarcada, sistema que permite a inserção de crédito nos cartões nas catracas dos ônibus.
 A aluna Laís Souza – que cursa o 1º ano no colégio Elefante Branco, na Asa Sul – utiliza há cinco anos o passe livre. Para ela, a flexibilidade das viagens pode interferir positivamente nos seus estudos.
“Quando preciso ir a uma biblioteca para estudar, tenho que tirar dinheiro do meu bolso para pagar a passagem. Isso poderia mudar”, pondera Laís, que possui no cadastro três linhas para se deslocar da Cidade Estrutural, onde mora, para a escola.
Passe Livre –  A Lei nº 4.462/10 assegura aos estudantes do ensino superior, médio e fundamental da área urbana – inclusive os que frequentam cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200 horas-aula – o passe livre no Sistema de Transporte Público Coletivo.
Para ter acesso ao benefício, os alunos devem procurar um dos postos do SBA/DFTrans, ou o DFTrans Móvel para fazer a inscrição. A documentação exigida pode ser conferida aqui.

Fonte: GDF-DFTrans
http://www.dftrans.df.gov.br/noticias/item/2317-passe-livre-estudantil-%C3%A9-tema-de-debate-na-c%C3%A2mara-legislativa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário