Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Campinas - Prefeito participa do Fórum da mobilidade urbana como debatedor

08/11/2013 - 14:31

Crédito: Carlos Bassan

Jonas durante o debate


O prefeito Jonas Donizette, participou como debatedor do tema “Transporte de Caráter Metropolitano” no Fórum da Mobilidade Urbana, nesta quinta-feira, dia 7 de novembro.

O evento, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e a Universidade Nove de Julho (Uninove) abordou questões que envolvem a melhoria da mobilidade urbana nas cidades brasileiras, destacando a reforma urbana e a infraestrutura para mobilidade, os corredores de transporte, a questão metropolitana e o financiamento do transporte público.

O Fórum ocorreu na cidade de São Paulo, nestes dias 6 e 7 de novembro, e reuniu prefeitos de capitais e outros municípios, empresários e demais autoridades.

O tema “Transporte de Caráter Metropolitano”, teve exposição do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes que, na ocasião, citou questões referentes à tarifa do transporte coletivo, racionalidade do uso e do espaço, receitas extra tarifárias e redução de custos. ”A mobilidade urbana tem que ser pensada em rede, de forma integrada, tanto física como monetariamente porque, hoje, todos os gestores públicos estão impactados pela questão da receita”, disse.

Esse fórum mostra o quanto estamos voltados para a questão do transporte metropolitano. Não é mais possível pensar só no município. Precisamos pensar na região como um todo”, colocou Jonas Donizette.

De acordo com ele, esse olhar voltado para o transporte coletivo permite um novo momento para se discutir questões de mobilidade urbana principalmente com disponibilização de recursos do Governo Federal.

A mobilidade urbana ganhou relevância no Brasil com a publicação da Lei 12.587/2011 (Lei da Mobilidade Urbana), com a retomada histórica de investimentos do governo federal, da ordem de r$95 bilhões, já comprometidos, e outros r$50 bilhões anunciados pela presidente, para financiamento dos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário