Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Volvo exibe ônibus híbrido em Campinas

QUA, 27 DE ABRIL DE 2011

Modelo passa por testes em cidades brasileiras

Segundo fabricante, tecnologia reduz consumo em até 35%

A Volvo Bus Latin America, em ação com a concessionária Auto Sueco, está apresentando em Campinas o primeiro ônibus híbrido (com motores diesel e elétrico) testado em operações comerciais no Brasil.

O modelo já fez testes em três capitais brasileiras: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a tecnologia, segundo a fabricante, é possível economizar até 35% de combustível (diesel) e ainda reduzir as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%.

Luis Carlos Pimenta, presidente da unidade de ônibus da Volvo, destaca que a proposta da ação é “mostrar para a sociedade brasileira a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros já desenvolvida pela indústria automotiva”.

Conforme anunciado, o veículo possui dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, além de atuar como gerador de energia durante as frenagens.

Já o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.

Estudos da montadora demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente.


Fonte: Webtranspo - FOTO: DIVULGAÇÃO

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/22215-volvo-exibe-onibus-hibrido-em-campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário