Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

S.Carlos tem 17 ônibus para transporte de portadores de deficiência

Sexta-Feira, 13 de maio de 2011 

S.Carlos tem 17 ônibus para transporte de portadores de deficiência
S.Carlos tem 17 ônibus para transporte de portadores de deficiência
A Prefeitura de São Carlos e a empresa concessionária do transporte coletivo urbano entregaram nesta sexta-feira (13) um micro-ônibus – adaptado para 6 cadeirantes e com espaço para acompanhante. Ele se soma aos 3 existentes e mais uma van para fazer  o transporte de 309 portadores de deficiência cadastrados e que utilizam o serviço com horário marcado.
O Sistema Integrado de Transporte Coletivo da cidade possui ainda outros 12 ônibus adaptados que fazem as linhas regulares dos bairros Vila São José, Redenção, Jockey Clube, Azulville, Vila Jacobucci, Cruzeiro do Sul, Jardim São Rafael, Santa Felícia, empresa Volkswagen, Santa Felícia, Jardim Gonzaga, Jardim Novo Horizonte, Maria Stella Fagá, Vila Nery, Antenor Garcia, Shopping Center.
Os veículos foram entregues a população pelo prefeito Oswaldo Barba e concessionária em fevereiro de 2009 com capacidade para 41 passageiros e acesso exclusivo para cadeira de rodas com plataforma e elevador.Participaram da solenidade o prefeito Oswaldo Barba acompanhado da  primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o presidente da Câmara Municipal Edson Fermiano, vice-prefeito Emerson Leal, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, o vereador Dé Alvim, o presidente da empresa concessionária do transporte coletivo Athenas Paulista, Miguel Cimatti e o presidente da ONG Movimento de Informação sobre Deficiência (MID), Nilson Garcez.
O prefeito Oswaldo Barba lembrou que até o próximo mês deverão ser entregues pela empresa mais 10 novos ônibus adaptados, um investimento de R$ 2,5 milhões.O prefeito agradeceu a empresa por mais este investimento no sistema de transporte da cidade.
“Quem ganha com todo este investimento é a população de São Carlos que pode desfrutar da modernização do serviço e nós conseguimos com as ações fazer com que a cidade tenha um transporte público de qualidade e humanizado”, ressalta.
Barba lembrou ainda que a Prefeitura tem procurado desenvolver ações  para ampliar a acessibilidade das pessoas com substituição gradativa  de barreiras arquitetônicas e adequação de acessibilidade nos novos prédios ou empreendimentos.
“As ações buscam minimizar as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência”, disseCom a aquisição dos veículos São Carlos atende a legislação federal, Decreto nº 5.296/2004, que determina que até o ano de 2014 toda a frota nacional deverá ser adaptada para atender os deficientes.
O presidente da empresa Athenas Paulista, Miguel Cimatti, disse que o investimento é um compromisso da empresa com o poder público. “O próximo passo será a entrega de mais 10 novos ônibus adaptados e a implantação da operação do sistema GPS de monitoramente de linhas, para melhorar a funcionabilidade dos ônibus nos percursos das linhas do transporte coletivo da cidade”. 
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, lembrou que a aquisição do micro-ônibus foi uma das contrapartidas exigidas pela Prefeitura na negociação do reajuste da tarifa do transporte coletivo solicitado pela concessionária.
“Essa é a determinação do prefeito, que a empresa faça investimento social como contrapartida, oferecendo cidadania e maior conforto aos usuários do sistema de transporte coletivo”.Nilson Garcez, presidente da ONG Movimento de Informação sobre Deficiência (MID) enfatizou que embora haja muita coisa a ser conquistada a cidade está melhorando a acessibilidade no transporte coletivo.
“O sistema de busca pelo sistema porta a porta ajuda aos deficientes que não têm condições de chegar ao ponto de parada do ônibus, facilita o transporte para a escola, trabalho, médico entre outros agendamentos e a conquista de mais é um veículo é importante para ampliar as opções de pré-agendamento do serviço”, comemora Garcez. 
Investimentos – A Prefeitura pretende investir R$ 500 mil/ano na implantação e operação do sistema GPS de monitoramento de linhas. A implantação do sistema de GPS nos ônibus (prevista para  este ano) vai permitir que o órgão gestor (Prefeitura) e operador (Athenas Paulista) através de uma central de monitoramento, possam conferir em tempo real horários, tempo de deslocamento, número de passageiros, manutenção entre outros itens, promovendo o estabelecimento do índice de acertabilidade. A Prefeitura também já instalou 45 novos abrigos de passageiros em diversos bairros da cidade.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário