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quarta-feira, 18 de maio de 2011

EMTU/SP divulga o Índice de Qualidade do Transporte na Baixada Santista


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP divulgou nesta terça-feira (17), as operadoras das linhas intermunicipais da Região Metropolitana da Baixada Santista que venceram a sétima edição do Índice de Qualidade do Transporte - IQT/2010. O Programa IQT avalia o serviço prestado pelas permissionárias e concessionárias das três Regiões Metropolitanas de São Paulo (São Paulo – RMSP; Baixada Santista – RMBS; e Campinas – RMC)

“Com esta ferramenta de gestão, a EMTU/SP tem a oportunidade de prestar contas à sociedade, por meio de indicadores, e providenciar ações para melhorar o serviço”, disse o presidente da empresa, Joaquim Lopes.

Somando as três Regiões Metropolitanas foram avaliadas 39 permissionárias e concessionárias que operam cerca de 800 linhas com 5,4 mil ônibus, transportando, por mês, 55 milhões de passageiros.

Na RMBS, onde houve empresas classificadas no ranking geral e que também atingiram a maior média nos índices parciais que compõem o IQT, atuam cinco permissionárias responsáveis por 60 linhas operadas por 500 ônibus, aproximadamente, e que transportam mensalmente 5,2 milhões de usuários


Resultado Geral

A empresa melhor colocada no ranking geral foi a Concessionária Metra, responsável pela operação do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara), na RMSP. Duas operadoras da RMBS conseguiram o segundo e terceiro lugares no ranking. São as empresas Intersul e Breda, respectivamente.


Índices Parciais

O IQT, criado pela EMTU/SP para avaliar o serviço prestado pelas empresas de ônibus, é composto por quatro índices parciais: o IQC que analisa, por meio de entrevistas, a opinião dos usuários sobre o serviço; o IQF que considera os índices relacionados à manutenção e conservação da frota; o IQO que avalia a operação das linhas; e o IQE que leva em conta a situação econômico-financeira das empresas de ônibus.

As empresas que atingem a maior média de classificação nos índices parciais também são premiadas, além daquela que apresenta a melhor evolução de um ano para outro no ranking geral.


Baixada Santista

Além da segunda e terceira colocação no ranking geral, as empresas Intersul e Breda também alcançaram a pontuação máxima para o IQF, assim como a permissionária Bertioga pelo mesmo resultado.

Receber a nota máxima no IQF significa que nenhum ônibus destas permissionárias apresentou qualquer falha de manutenção ou segurança que consta na lista de mais de 400 itens verificados na inspeção feita pela EMTU/SP no primeiro semestre de 2010.

As permissionárias da RMC obtiveram a melhor classificação nos demais índices parciais, IQO e IQC, e a melhor evolução do IQT em relação ao ano anterior.


Avaliação dos Usuários

As ações adotadas pela EMTU/SP, com base no IQT, são percebidas pelos usuários. Prova disso são os resultados do IQC/2010 que apontam como um dos atributos do sistema a maior segurança nos pontos de parada.


Abrigos

Entre 2009 e 2010 a EMTU/SP instalou em 138 paradas, das três Regiões Metropolitanas, abrigos e plataformas que facilitam o embarque dos passageiros. Na RMBS 42 pontos receberam o equipamento.


Mais comodidade na Baixada Santista

Particularmente na RMBS, onde foram feitas 2.088 entrevistas, a melhor comodidade para as pessoas com deficiência foi notada pelos usuários da região. Este atributo subiu 1,3 pontos. Também aumentou um ponto o item relacionado à comodidade para os idosos.

Em 2010 houve um acréscimo de veículos adaptados para as pessoas com deficiência. De 108 ônibus o sistema passou a operar com 174. Hoje são 280 ônibus acessíveis.


Principais Reclamações

Na RMBS, as principais reclamações dos usuários estão relacionadas à freqüência e intervalos das linhas (27%), lotação dos ônibus (5,9%) e valor da tarifa (5,9%).

“A Baixada Santista tem problemas sérios como a disputa do espaço viário com os automóveis. Vem sofrendo com a crescente motorização do sistema em consequência dos longos financiamentos. Precisamos ser criativos para melhorar o transporte metropolitano. Criar serviços expressos e semiexpressos, repensar a tecnologia utilizada para a operação das linhas. Temos que refletir sobre esses resultados”, concluiu Lopes.
Última Atualização:18/5/2011 11:29:07 


Fonte: EMTU
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=645

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