Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Viação Mauá investe na frota

Enviado por Sany Medeiros e Marcelo Almeida 22/5/2011 18:40:28
Centro de Controle Operacional controla toda a movimentação dos coletivos pela cidade (Foto: Roberto Moreyra) ::


Os usuários de transporte coletivo de São Gonçalo devem ganhar mais melhorias nos próximos dias. Além dos pontos de ônibus, a renovação da frota e implemento de tecnologia na manutenção estão sendo investidos na cidade. A Auto Viação Mauá renovou frota, adquirindo 246 coletivos, implantou GPS – que ajuda a monitorar a movimentação dos veículos – e mantém curso para quem quer ser motorista.

No ano passado, a Mauá comprou 156 novos carros. Esse ano, até esse mês, outros 90 ônibus foram adquiridos. O gerente operacional da empresa, Licelei Oliveira, informou que todas as novas aquisições possuem elevadores para deficientes para levar mais conforto aos passageiros. 
“Desde 2009, todos os nossos novos coletivos possuem este tipo de aparato”, garantiu.

Todos os veículos que atuam nas linhas intermunicipais possuem um equipamento de GPS, que indica a localização do ônibus e passa para o Centro de Controle Operacional (CCO), onde todas as informações sobre as linhas são verificadas. 
“Aqui, temos a possibilidade de saber quanto tempo vai demorar chegar ao ponto. Com essa informação, liberamos, por rádio, para que o próximo ônibus saia ou fique no ponto mais uns minutos para que o passageiro não espere por muito tempo”, afirma Wanderson Santos da Silva, líder operacional do CCO.

Esta tecnologia serve também para ajudar ao socorro dos ônibus que quebram no meio do trajeto, até mesmo dos que ainda não têm o sistema, pois as informações são instantâneas. Ainda visando ao total conforto dos clientes, a empresa conta com equipamentos e uma equipe de oito profissionais que fazem “operações tapa buracos” nas vias por onde passam as linhas da empresa. “O material é fornecido pela prefeitura, mas nós realizamos o serviço”, disse Licelei.

Além disso, o investimento em pessoal também é uma prerrogativa do grupo, que além da Mauá, conta com as empresas ABC, Alcântara e Icaraí. Quem possuir categoria de habilitação categoria D e, ainda não tiver experiência, pode se inscrever no curso de 40 dias oferecido pela empresa, onde eles treinam diretamente com o tipo de veículo com que vão trabalhar. “Depois de terminado o curso, os que se destacarem serão admitidos pela empresa, como motorista ou mesmo manobrista”, garantiu.

Fonte: O São Gonçalo


Nenhum comentário:

Postar um comentário