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sábado, 28 de maio de 2011

SP: ônibus a etanol já é uma realidade

SEX, 27 DE MAIO DE 2011 
Cidade recebe primeiras unidades da Scania
Metropolitana investiu R$ 20 milhões nos ônibus
O programa Ecofrota, estabelecido em fevereiro pela prefeitura de São Paulo com o objetivo de reduzir progressivamente a utilização de combustíveis fósseis nos veículos do transporte coletivo, acaba ser efetivado. Trata-se de 50 novos ônibus movidos a etanol fabricados pela Scania e adquiridos pela Metropolitana, empresa que presta serviços na maior cidade do Brasil, que começam a circular pelas vias paulistanas.

Neste momento, apenas dez modelos foram entregues, que já servirão a população a partir da próxima segunda-feira, 27, com os outros 40 entrando em operação progressivamente até o fim do mês de junho.

O contrato firmado em novembro do ano passado integra a iniciativa paulistana para atender a legislação ambiental da capital que prevê que todos os ônibus destinados ao transporte público na cidade sejam movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018. A prefeitura já aprovou a inclusão de 200 ônibus a etanol e se comprometeu a diminuir em pelo menos 10% ao ano o uso de combustíveis fósseis.

“Acredito que este seja um passo determinante para o futuro dos transportes públicos no País, com ganhos significativos para a população já que o etanol reduz em até 80% a emissão de gases de efeito estufa quando comparado ao diesel,” explicou Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que fornecerá o combustível.

A Metropolitana investiu mais de R$ 20 milhões, financiados pelo BNDES, para a aquisição de 50 veículos a etanol para sua frota, que totaliza 330 ônibus urbanos. Os novos modelos devem circular principalmente nas linhas Jardim Miriam-Vila Gomes; Jardim Miriam-Terminal Princesa Isabel e Jardim Luso-Terminal Bandeira.

De acordo com a prefeitura de São Paulo, além desse lote que está entrando no sistema, a SPTrans (São Paulo Transportes) realiza testes com ônibus abastecidos com diesel de cana-de-açúcar e reiniciará os testes com os ônibus híbridos com dois motores (um diesel e outro elétrico) a partir de junho.

Scania na Europa

Os novos ônibus são da linha K 270 4x2 da Scania com motor de nove litros, 270 cavalos de potência. De acordo com a Scania, tais motores já atendem às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e o Conama P7, que só entrará em vigor no País em 2012.

A escolha da montadora não foi por acaso, uma vez que a empresa já fornece esse tipo de tecnologia desde a década de 80 ao mercado europeu. "Há 30 anos comercializamos o produto na Europa. Hoje, temos aproximadamente 800 unidades rodando no mundo inteiro, especialmente em Estocolmo. Agora, saímos na frente na disputa pelo mercado brasileiro", ressaltou Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil.

No contrato assinado, a Scania ficará com a responsabilidade de garantir a manutenção preventiva dos veículos até 120 mil quilômetros rodados por unidade.

Fonte: WEBTRANSPO - FOTO: DIVULGAÇÃO

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