Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Renovação de frota de ônibus de João Pessoa ultrapassa 60% nos últimos três anos


Frota da capital tem apenas 3,6 anos, enquanto a média nacional é de 5,5 anos

18/05/2011
 
Um levantamento feito pela Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) revela que de 2008 a 2011 as empresas além de cumprirem a determinação de renovar 10% da frota, anualmente, estão superando a meta chegando a renovar 14% ao ano. Como resultado, nos últimos três anos mais de 60% da frota de ônibus foi renovada, baixando a idade média para apenas 3,6 anos, enquanto a média nacional fica em torno de 5,5 anos. Para o diretor executivo da AETC, Mário Tourinho, os bons índices se devem ao esforço constante das empresas em oferecer um serviço cada vez mais de qualidade e eficiência.

Atualmente, o sistema de transporte pessoense conta com uma frota de 517 ônibus. A frota está distribuída em 86 linhas que trafegam pelos bairros da capital. Destas, 60 são radiais, 20 são circulares e seis são destinadas à integração em bairros. Para atender a demanda e a dinâmica de funcionamento do sistema de transporte urbano de João Pessoa, as empresas têm ainda 138 ônibus especiais, adaptados com plataformas elevatórias, que facilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais ao transporte público da cidade.

A renovação anual de 10% da frota é um acordo firmado entre a Prefeitura e as empresas, através de um termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Mário lembra, no entanto, que independente deste acordo, as empresas vem superando o percentual exigido. “O TAC  não apenas é cumprido, mas também foi superado em 2008, 2009 e 2010 quando renovamos 14% da frota, somando mais de 200 ônibus novos postos em circulação somente nestes anos”, confirma Mário Tourinho, lembrando que a maioria dos ônibus novos postos em circulação até 2010 são dotados de equipamentos de acessibilidade. A partir deste ano, todos vêm com o equipamento. Como inovação, a frota de João Pessoa também já dispõe de três ônibus articulados. Outros cinco serão entregues provavelmente no próximo mês.

O resultado desses investimentos em renovação da frota tem levado  a cidade de João Pessoa a contar com uma das frotas mais novas do Nordeste. “Em João Pessoa temos uma média de idade dos veículos de 3,6 anos. Até o final do ano, mais 40 novos veículos deverão ser incorporados à frota da cidade que,realiza cerca de 5 mil viagens/dia, com o transporte de uma média de oito milhões de passageiros/mês”, explica Mário. “Em 2011 nos comprometemos em colocar em circulação mais de 50 ônibus novos. Dez já foram entregues e os 40 restantes serão incorporados à frota até o final do ano”, finaliza Mário.


FONTE: Rita Bizerra, com Assessoria
http://paraibaurgente.com.br/detalhe_noticia.php?id=6963

Nenhum comentário:

Postar um comentário