Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Silval Barbosa entrega mais 268 novos ônibus escolares aos municípios mato-grossenses

Quinta, 05 de maio de 2011


Silval destacou forte parceria com o Governo Federal

Fonte: João Bosquo/Secom-MT

O transporte escolar em Mato Grosso agregou nesta quinta-feira (05.05) mais 268 unidades de ônibus para a frota do Estado, ultrapassando assim, as mil unidades projetadas inicialmente para a renovação da frota dentro do Programa Caminho da Escola, uma parceria com o Governo Federal. O governador Silval Barbosa fez a entrega das chaves das primeiras unidades aos prefeitos na solenidade no Salão Nobre “Cloves Vetoratto”, no Palácio Paiaguás. Ainda neste mês de maio serão entregues outros 123 ônibus, totalizando 396 unidades. A meta é alcançar até o fim de 2012 a renovação de 54% da frota.

Silval Barbosa disse que todos falaram no fortalecimento do municipalismo no seu governo e esse é o foco que se está trabalhando em sua gestão. Ele lembrou que antes do programa de renovação dos ônibus escolares, aconteceu a entrega dos maquinários para que as prefeituras pudessem recuperar as estradas.

Depois o governo – lembrou Silval Barbosa – trabalhou a parceria com o Governo Federal quando foi proposta a contrapartida de uma unidade para cada unidade que a União entregasse. Mato Grosso, foi o primeiro Estado da federação a entrar no programa e por isso o índice de renovação é o mais adiantando.

Segundo o governador, o municipalismo não ficou apenas nos maquinários e transporte escolar. O Governo, para fortalecer o homem no campo, levou o programa "Luz para Todos" e agora está acontecendo a regularização fundiária. Já foram regularizadas quatro glebas e é desejo do governador Silval Barbosa assinar junto ao Governo Federal um convênio para regularização dos assentamentos.

Com a regularização o produtor poderá ter acesso às linhas de créditos e o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, proporcionar assistência técnica e assim, definir toda a cadeia de produção até a colocação no mercado. Todas essas ações, ressaltou, são voltadas ao municipalismo.

A secretária de Estado da Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, destacou que a qualidade na educação começa com o conforto no transporte do aluno de sua casa até a escola. Segundo ela, o governador Silval Barbosa abraçou esse programa de renovação da frota pela sua visão municipalista e – como ex-prefeito de um município do interior – conhece como ninguém os caminhos para se chegar até a escola.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Sá, endossou o critério de partilha adotado pela Seduc. Segundo ele, “o critério foi o mais justo possível”. “São ações como essa que demonstram o compromisso do governador Silval Barbosa com o municipalismo”, disse. Segundo ele, a AMM vê o Programa Caminho da Escola, de renovação de frota, como uma grande conquista – não só do Governo do Estado, como também de todos os municípios.

O deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), credita também a implantação do programa ao trabalho desenvolvido pelos deputados, ainda no seu nascedouro, em 2009, e ao empenho do governador Silval Barbosa.

Participaram do dispositivo o vice-governador Chico Daltro, o secretário-chefe da Casa Civil José Lacerda, secretário-chefe da Casa Militar cel. PM. Antônio de Moraes, o secretário de Segurança Pública Diógenes Curado, a secretária de Turismo Teté Bezerra, secretário de Comunicação Social, jornalista Osmar de Carvalho; o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, o primeiro-secretário da AL/MT deputado Sérgio Ricardo, e os deputados Ezequiel Fonseca, Adalton de Freitas, Dilmar Dal Bosco, Baiano Filho, Ademir Bruneto, Sebastião Resende, Wagner Ramos, Nilson Santos, Airton Português, Luizinho Magalhães e Nininho; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Emerson Guimarães da Silva.

Fonte: Mato Grosso em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário