Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bertioga festeja o 20º Aniversário e recebe novos ônibus (3)


Viação Bertioga apresenta aos munícipes, 08 novos ônibus adaptados. Leia mais...

No próximo dia 19, Bertioga comemora o seu 20º Aniversário de Emancipação Política e Administrativa. Assim como a cidade, a Viação Bertioga vem evoluindo ano a ano para atender cada vez melhor a população. Como presente para os munícipes a Viação Bertioga apresenta oito ônibus novos às linhas urbanas de Bertioga, todos adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais.

 

O município de Bertioga é o primeiro do país a contar com sistema de transporte urbano de passageiros 100% monitorado com câmeras de segurança, e também o primeiro no serviço de bilhetagem eletrônica na Baixada Santista (implantado desde maio de 1999). Bertioga também é a primeira cidade com frota urbana de ônibus totalmente adaptados (ver gráfico abaixo), antecipando em três anos a obrigatoriedade desse benefício, previsto na legislação brasileira para 2014, conforme especificações da Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.
  

 

  
Os veículos novos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seus ocupantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia. Os motoristas da Viação Bertioga recebem treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirantes.

 Modernidade e Tecnologia - A Viação Bertioga buscou no mercado nacional os ônibus mais completos em equipamentos, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os ônibus não partem quando qualquer uma das portas estiver aberta), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.

A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas, denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas. Estas lâmpadas têm sido cada vez mais utilizadas na fabricação de semáforos de trânsito, na iluminação interna de automóveis e em uma série de outros equipamentos de sinalização. Seu sucesso deve-se ao fato de que elas duram mais e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, e são ecologicamente corretas.
Motor eletrônico - Todos os oito novos e modernos ônibus são dotados de motor eletrônico da marca Mercedes Benz, modelo OF 1418, conhecido como “motor ecológico” que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.

Fonte: Viação Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário