Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Viagens terrestres ao Brasil crescem

TER, 03 DE MAIO DE 2011

Entretanto, aeroportos registraram mesma alta

/onibus_volvoModal movimentou 1,4 milhão de pessoas

Dados do Ministério do Turismo revelam que mais de 5,16 milhões de turistas visitaram o Brasil no ano passado. Este volume é 7,5% maior que no mesmo período de 2009. Segundo os números, no período, o transporte rodoviário foi responsável por 27,1% do total de passageiros desembarcados no Brasil.

Com 1,4 milhão de pessoas, vindas de carro ou ônibus, o modal registrou um crescimento de 7,8%. Este alta deve-se, principalmente, pelo aumento dos serviços de fretamento nos países vizinhos para o Brasil, segundo a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros).

Já o modal aéreo, que respondeu por 70% dos desembarques de turistas estrangeiros em território brasileiro, com a movimentação de 3,6 milhões, também registrou o mesmo percentual de crescimento em comparação com o ano de 2009: 7,8%.

Em compensação, as viagens marítimas que trouxeram 2,2% do total de turistas (115 mil pessoas) amargou uma queda de 2,2% na mesma base de comparação, segundo os números da pasta. Viagens por rio representam apenas 0,7% do total, com 36 mil turistas.

Principais destinos

Segundo o Ministério, aproximadamente 27% das viagens feitas ao Brasil são devido a negócios. Prova disso que é a cidade de São Paulo foi a principal entrada dos turistas no País, ultrapassando a marca de mais de dois milhões de desembarques.

Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 983 mil pessoas que buscaram, majoritariamente, lazer. Em terceiro lugar está o Paraná, com 725 mil turistas e, em quarto, o Rio Grande do Sul, com 654 mil. O acesso a esses dois últimos Estados foi, predominantemente, por via terrestre, devido à proximidade com os demais países da América do Sul.

Emissor de turistas

Conforme o balanço da pasta, de janeiro a dezembro, a Argentina foi o maior emissor de turistas ao Brasil: 1,4 milhão de pessoas, crescimento de 15,56% em relação à quantidade de visitantes em 2009.

Na segunda colocação aparecem os Estados Unidos, com um acréscimo de 6,25% no número de estadunidenses no Brasil em 2010, o que representa 641 mil pessoas. Em terceiro lugar está a Itália, com fluxo de 245 mil turistas, seguida por Uruguai, Alemanha e Chile.


Fonte: WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO

http://www.webtranspo.com.br/passageiros/22282-viagens-terrestres-ao-brasil-crescem-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário