Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Translitoral - Em 2011, 82% das viagens da frota operacional serão realizadas com ônibus adaptados.

A Translitoral apresentou em 02 de março à população mais 15 ônibus novos, sendo 13 veículos às linhas urbanas do município e 02 às linhas que realizam o transporte intermunicipal (metropolitano da EMTU), todos adaptados ao transporte de passageiros com necessidades especiais. Em 2010, em menos de um ano, a empresa entregou 40 novos veículos aos usuários do serviço de transporte coletivo de Guarujá. Com os novos ônibus, 82 % das viagens da frota operacional serão realizadas com ônibus adaptados, um aumento na oferta de viagens adaptadas que vem sendo registrado anualmente desde 2008 (ver gráfico abaixo).
  

Rapidez na identificação das linhas – Além dos itinerários eletrônicos frontais no veículo, dinâmicos e com tecnologia LED, outra novidade em 2011 é a disponibilização de placas de identificação do itinerário das linhas na lateral dos ônibus municipais de Guarujá. A placa, colocada logo ao lado da porta de embarque do veículo proporcionará ao passageiro que aguarda o seu ônibus no ponto, uma identificação mais rápida da linha.

 

Acessibilidade – Mantendo o padrão da frota, a empresa buscou no mercado nacional novos e modernos veículos que permitem a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e de mobilidade reduzida ao transporte com mais conforto e segurança, antecipando em quatro anos a obrigatoriedade desse benefício, previsto na legislação brasileira, conforme especificações da Norma Brasileira 14022, que atendem dispositivos do Decreto Federal nº 5296, que trata da acessibilidade, dando condições para que portadores de necessidades especiais utilizem o serviço de transporte de maneira autônoma ou assistida.

Os veículos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seus ocupantes, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e deficientes visuais, inclusive com espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.
  
Tecnologia - Além da mais avançada tecnologia em chassis e carroceria, a Translitoral adquiriu os ônibus mais completos em equipamentos de segurança, dentre os quais o sistema “anjo da guarda”, da empresa Confiare de controle de velocidade (quando chove, o motorista aciona o limpador de pára-brisas e a velocidade é automaticamente reduzida, sem interferência direta do condutor) e controle de partida automático (os ônibus não partem quando qualquer uma das portas estiver aberta e as portas somente se abrem com o veículo parado), que oferecem segurança e conforto aos passageiros.

A iluminação do interior dos veículos e os letreiros eletrônicos dos novos ônibus são equipados com lâmpadas denominadas “LEDs”, na cor branca, que são feitas de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, cobertas com lentes plásticas.  Estas lâmpadas oferecem uma maior durabilidade e consomem menos energia do que as lâmpadas convencionais, além de serem ecologicamente corretas.
Motor eletrônico - Todos os novos e modernos ônibus são dotados de motor eletrônico da marca Mercedes Benz, modelo OF 1418, conhecido como “motor ecológico” que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.


Fonte: Translitoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário