Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 8 de maio de 2011

Curitiba-Linha Verde tem 14 novos biarticulados azuis, os maiores do mundo

08/05/2011

principal

O Ligeirão azul, o maior ônibus do mundo, começará a circular na Linha Verde neste sábado (7), com saída do Terminal Pinheirinho, às 5h36. São 14 novos ônibus que vão substituir os 14 articulados na cor vermelha que circulam pela linha Pinheirinho-Carlos Gomes, inaugurada em maio de 2009.

“Os novos ônibus biarticulados inauguram um novo ciclo na história do transporte público curitibano", diz o prefeito Luciano Ducci.
O novo Ligeirão, com 28 metros de comprimento, tem capacidade para 250 passageiros e desde março circula na linha expresso Boqueirão. O biarticulado azul ampliará em 47% a capacidade da linha, que atende por dia em torno de 27 mil passageiros.

Como acontece na linha Ligeirão Boqueirão, não há alteração no tempo de viagem que, no caso do Pinheirinho-Carlos Gomes, continuará sendo de 25 minutos, dez minutos a menos do que o tempo de viagem pelo eixo Sul. Nos dias úteis, a frequência dos ônibus é de quatro minutos nos horários de maior movimento e de dez minutos nos demais horários.

O trajeto percorrido pelos ônibus tem 15 quilômetros com paradas nas cinco estações tubo da Linha Verde (São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal Floriano) – e em três estações da avenida Marechal Floriano (Parolin, Almirante Gonçalves e UTFPR). A linha tem como pontos de chegada e saída o Terminal Pinheirinho e a Estação Carlos Gomes, na rua Lourenço Pinto, no Centro.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destaca que o Expresso Ligeirão será implantado gradativamente nos demais eixos de transporte, o primeiro deles, ligando o terminal Santa Cândida à Praça do Japão.

“A possibilidade de ultrapassagem nas canaletas amplia de forma significativa a capacidade do sistema Expresso e é mais um passo na evolução de um transporte coletivo que continua a ser referência mundo afora”, afirma Isfer.

O diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, afirma que a estimativa é que, com o novo biarticulado, o número de passageiros transportados chegue a 35 mil nos próximos meses.

O conceito do Expresso Ligeirão nasceu há dois anos, na Linha Verde, quando Curitiba inaugurou, em 9 de maio de 2009, o primeiro eixo de transporte com possibilidade de ultrapassagem.

Depois da Linha Verde a Prefeitura criou pontos de ultrapassagem nas canaletas da avenida Marechal Floriano Peixoto, eixo compartilhado pelos Expressos Boqueirão e Pinheirinho-Carlos Gomes. Quando a Linha Verde Norte ficar pronta, a cidade terá ainda os Expressos Atuba-Carlos Gomes e Pinheirinho-Atuba.

Novo ônibus – Os biarticulados que a partir deste sábado vão percorrer a Linha Verde fazem parte da frota de 24 ônibus entregues pelo prefeito Luciano Ducci no aniversário da cidade. Os primeiros dez ônibus desta frota fazem a linha Expresso Ligeirão Boqueirão e substituíram a frota de dez articulados, na cor vermelha, ampliando em 47% a capacidade da linha.

Os novos ônibus têm chassi Volvo e carroceria Neobus e contam com uma série de itens que garantem mais conforto aos passageiros. É o caso das plaquetas em braille com o número do ônibus afixadas nos bancos especiais, e de dispositivo que avisa o motorista quando um portador de deficiência está desembarcando.

Além do aviso sonoro, a abertura e fechamento das portas agora conta com aviso luminoso oferecendo maior segurança a quem dificuldade de audição. As barras de apoio que ficam próximas aos bancos especiais também têm relevo, facilitando a identificação dos bancos exclusivos para idosos, gestantes e deficientes, e um banco estofado é reservado a obesos.

Maior e mais confortável, o novo biarticulado também tem exaustores e ventiladores que melhoram a temperatura interna, e janelas maiores, com vidros com película que reduzem a incidência de raios solares.


Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/linha-verde-tem-14-novos-biarticulados-azuis-os-maiores-do-mundo/22800

Nenhum comentário:

Postar um comentário