Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 2 de março de 2014

Belo Horizonte - BRT Move começa a circular no dia 8 e beneficia 30 mil passageiros por dia em etapa inicial

Publicado em 28/02/2014 18:23:12




A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, informou nesta sexta, dia 28, em sua sede, no Centro, como será o início da circulação comercial do BRT Move. No dia 8 de março, as atuais linhas alimentadoras da Estação São Gabriel irão se integrar às linhas troncais Move que circularão pela avenida Cristiano Machado. “É o início da grande transformação no transporte coletivo na cidade, que vai ficar mais rápido, confortável e seguro. Exatamente por causa da extensão das transformações, a implantação do novo sistema será gradativa, por etapas, linha a linha” destaca o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.
As primeiras linhas troncais que entrarão em operação a partir do dia 8 são a 83D (Estação São Gabriel/Centro-Direta), que sairá da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado, a linha 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora), sairá da Estação São Gabriel, com destino ao Centro, parando nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado e a linha 82 (Estação São Gabriel/Savassi - Via Hospitais), que sairá da Estação São Gabriel e vai circular pela avenida Cristiano Machado, parando nas estações de transferência e seguindo pela avenida dos Andradas em direção à área hospitalar e à Savassi.
No Centro, as linhas 83D e 83P irão parar nas estações de transferência São Paulo, localizada na avenida Santos Dumont, e Tamoios, na avenida Paraná. A linha 82 terá pontos, nas avenidas dos Andradas e Afonso Pena e na rua Professor Moraes.
Nesta primeira fase, o BRT Move não vai circular no período noturno. À noite, os passageiros poderão usar as linhas convencionais que já circulam normalmente (é preciso consultar a operação noturna na estação). Nos domingos e feriados, a linha troncal do MOVE que irá circular é a 83P.
Nesta operação inicial da Estação São Gabriel, serão transportados cerca de 30 mil passageiros em cada dia útil, sendo 3.500 passageiros na hora de pico da manhã. Estarão em circulação, 18 ônibus BRT Move que atenderão às três linhas iniciais do corredor Cristiano Machado. Haverá veículos em reserva, prontos para entrar em operação, caso a demanda seja necessária.
Vantagens
Nesta primeira fase da operação do BRT Move no corredor Cristiano Machado, os usuários vão perceber de imediato as vantagens do novo sistema de transporte coletivo. Ele funciona com mais rapidez e os ônibus circulam em vias exclusivas, evitando congestionamentos. Além disso, os veículos têm ar condicionado, são maiores, mais modernos e mais confortáveis. O usuário poderá embarcar em linhas diretas para o centro da cidade com redução do tempo de viagem em cerca de 15 minutos.
Os pontos de ônibus tradicionais foram substituídos por estações modernas, que oferecem conforto e proteção aos usuários. Além disso, câmeras de vídeo instaladas nos ônibus e em todas as estações irão monitorar os vários ambientes, garantindo a segurança de todos.
Todas as estações têm porta de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além do embarque em nível da plataforma. Os ônibus BRT Move que circularão na área central são equipados também com portas ao nível do calçamento, para facilitar o embarque e o desembarque.
Para agilizar o embarque, o pagamento da tarifa será feito fora dos ônibus. Todas as estações contam com catracas eletrônicas, nas quais o usuário passa o cartão BHBUS ou insere seu cartão unitário. Todos os cartões BHBUS serão aceitos para acesso ao BRT Move e para integração entre diferentes linhas. Os cartões unitários são vendidos nas estações de integração, no caso na São Gabriel, e nas estações de transferência, onde também serão comercializados os cartões unitários, sendo possível ainda a recarga do cartão BHBUS Usuário.
As estações de transferência nas avenidas Paraná e Santos Dumont não contam com bilheteria. O usuário pode comprar ou recarregar seu cartão BHBUS ou comprar seu cartão unitário nos quiosques espalhados pelas seguintes esquinas da região: rua Rio de Janeiro com avenida Santos Dumont; rua São Paulo com avenida Santos Dumont; rua dos Tupinambás com avenida Paraná e rua dos Carijós com avenida Paraná.
Campanha de divulgação
Para que os usuários se adaptem às mudanças no número de identificação das novas linhas e mesmo no itinerário de algumas delas, a Prefeitura de Belo Horizonte e a BHTrans realizam um trabalho de informação que envolve campanha nos meios de comunicação, site da BHTrans, redes sociais, Jornal do Ônibus e Jornal do BRT Move, informações pelo fone 156 e também ações de mobilização e comunicação nos bairros, com a distribuição do jornal e de folhetos específicos. A BHTrans destacou monitores especialmente treinados para ficar à disposição dos usuários na Estação São Gabriel e nas estações de transferência, informando, esclarecendo dúvidas e até mesmo encaminhando os passageiros ao local de embarque dos ônibus, se for necessário.
Com a entrada gradual em operação, linha a linha, as pessoas terão mais tempo para se informarem, percebendo os benefícios do BRT Move e assimilando as mudanças em sua rotina de forma mais natural e confortável.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário