Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 8 de março de 2014

Curitiba - Prefeitura aciona MP e TCE para que Estado licite linhas metropolitanas

06/03/2014 14:49:00

principal


A Prefeitura de Curitiba entrou, nesta quinta-feira (06), com pedidos de providências no Ministério Público do Paraná (MP/PR) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o governo do Estado licite as linhas metropolitanas de 13 municípios que hoje compõem a Rede Integrada de Transportes (RIT).
O pedido tem como base o descumprimento de acordo firmado entre a Prefeitura e o governo, no qual o Executivo Estadual assumiu o compromisso de fazer a licitação até 28 de fevereiro de 2014.
O compromisso foi assumido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) no convênio, assinado em 8 de maio do ano passado, que delegou à Urbs (Urbanização de Curitiba S.A) o gerenciamento da RIT. O convênio venceu no último dia 28 e foi renovado, provisoriamente, até o próximo dia 15 (Veja Aqui o contrato, página 15 do convênio, item 3)
O item 3 do Plano de Trabalho estabelecido pelo convênio é claro ao estabelecer que a Sedu deve “outorgar as concessões para o transporte coletivo metropolitano de passageiros, através de licitação”.
“A licitação tem potencial de reduzir a tarifa técnica metropolitana já que irá estabelecer regras de remuneração das empresas, que hoje operam precariamente, apenas com concessões”, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório.
“Precisamos saber, por exemplo, se a desoneração dos impostos federais (PIS/Cofins) e do ICMS do diesel está tendo impacto integral na tarifa metropolitana”, completa Gregório.
RMC
Os municípios metropolitanos que compõem a RIT são: Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.
Estes municípios contam, na Rede Integrada com 105 linhas, 570 ônibus e 460 mil passageiros transportados por dia útil.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário