Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 11 de março de 2014

Belo Horizonte - BRT Move começa a circular e vai beneficiar 30 mil passageiros por dia na primeira etapa da operação

Publicado em 10/03/2014 17:48:45




O BRT Move, novo sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, iniciou a primeira etapa de sua operação comercial no sábado, dia 8. Os ônibus circularam pelo corredor da avenida Cristiano Machado, partindo da Estação São Gabriel, na região Nordeste da capital, tendo o Centro e a região da Savassi como destinos. Foi apenas o início do novo modelo de transporte, que oferece mais agilidade e conforto aos usuários, com veículos com ar condicionado, que circulam em pistas exclusivas e reduzem o tempo médio de viagem em até 40%. A abertura das operações do Move foi acompanhada pelo prefeito Marcio Lacerda, pelo secretário nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, Maurício Muniz, e pelo secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo, que realizaram o percurso São Gabriel/Centro, assim como o presidente da BHTrans, Ramon Victor César, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira.
Para o prefeito Marcio Lacerda, este início de operação marca uma importante transformação na mobilidade urbana da capital. “Tenho absoluta confiança que o BRT Move trará melhorias na vida das pessoas que utilizam ônibus em Belo Horizonte. Pude comprovar isso pelas palavras dos usuários sobre qualidade, conforto e rapidez do sistema”, constatou, após conversar com os passageiros. Nesta primeira etapa, em dias úteis, o Move começa a circular beneficiando cerca de 30 mil passageiros das regiões Nordeste, Leste e Centro-Sul.
As primeiras linhas troncais que entraram em operação foram as linhas 83D (Estação São Gabriel/Centro - Direta), que sai da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado; a 83P (Estação São Gabriel/Centro - Paradora), que faz o mesmo percurso parando na estações de transferência, e a 82 (Estação São Gabriel/Savassi, via Hospitais) que circula pela Cristiano Machado, parando nas estações de transferência, e segue pela avenida dos Andradas em direção à área hospitalar e à região da Savassi.
Com o BRT Move, o cidadão poderá embarcar com mais agilidade, já que o pagamento é feito nas estações e não mais dentro dos ônibus. O sistema colabora também para a melhoria da qualidade do ar, pois reduz o número dos ônibus convencionais em circulação, diminuindo a emissão de poluentes. Outra vantagem é a segurança reforçada com câmeras de vídeos instaladas dentro dos veículos e nas estações. O novo transporte também incentiva o uso de bicicletas. Os veículos do BRT que operarão nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado terão dispositivos internos para fixá-las. O transporte das bicicletas poderão ser feitos aos sábados, após às 15h, e durante todo o dia nos domingos e feriados. 
Reconhecimento
Segundo o secretário nacional do PAC da Mobilidade, do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz, o início da operação do BRT Move recoloca Belo Horizonte mais uma vez em posição de destaque. “Belo Horizonte sempre esteve à frente em relação às outras cidades-sede da Copa do Mundo, os projetos sempre estiveram mais avançados e, mais uma vez, a cidade merece esse cumprimento. Essa é a primeira linha significativa das obras que estão na matriz do Mundial e que estão sendo iniciadas”, informou.
Na avaliação do secretário nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo, o desempenho do Move no primeiro dia de operação já refletiu em resultados significativos. “Com as informações que eu tive, o trajeto normal, que seria feito em cerca de uma hora no ônibus convencional, agora, na opção “direta” será reduzido na metade do tempo. O que está se fazendo hoje pelos belo-horizontinos é simplesmente dar qualidade de vida, dar condições para que eles possam ter mais tempo para se dedicar à sua família, ao seu lazer”, finalizou. 
Balanço do primeiro dia de operação comercial
A linha 82 (Estação São Gabriel/ Savassi - via Hospitais), que saiu da Estação São Gabriel, circulou pela avenida Cristiano Machado, parando nas estações de transferência, e seguiu pela avenida dos Andradas em direção à área hospitalar e à Savassi, realizou 41 viagens no sábado, com tempo médio de 1h11 minutos, ida e volta.
A linha 83D (Estação São Gabriel/Centro - Direta), que saiu da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado, realizou 41 viagens com tempo médio de 49 minutos, ida e volta.
A 83P (Estação São Gabriel/Centro-Paradora), que saiu da Estação São Gabriel, com destino ao Centro, parando nas estações de transferência da avenida Cristiano Machado, realizou 39 viagens com tempo médio de 1h02 minutos, ida e volta.
O tempo médio de intervalo entre as viagens foi de cerca de 7 minutos e foram utilizados 18 ônibus articulados do Move. O balanço foi realizado entre 5h e 16h. Nesta primeira fase, o BRT Move não circula no período noturno. À noite, os passageiros poderão usar as linhas convencionais que já circulam normalmente – os passageiros podem consultar a operação noturna na estação. Nos domingos e feriados, a linha troncal do Move que circula é a 83P.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário