Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Palmas - Ônibus elétrico é apresentado como alternativa sustentável para transporte público na Capital

22/02/2014 às 13h44

imagePrimeiro passeio saiu da estação Apinajé

Primeiro passeio saiu da estação Apinajé
Fotógrafo: Valério Zelaya


imageEco ônibus tem baixo custo operacional e de manutenção

Eco ônibus tem baixo custo operacional e de manutenção
Fotógrafo: Valério Zelaya

imageEco ônibus percorreu a Avenida Teotônio Segurado
Eco ônibus percorreu a Avenida Teotônio Segurado
Fotógrafo: Valério Zelaya

imageProfessores da rede pública participaram do primeiro passeio
Professores da rede pública participaram do primeiro passeio
Fotógrafo: Valério Zelaya

O Eco ônibus K9 possui piso baixo, não emite gases de efeito estufa e tem como uma de suas principais características ser um veículo silencioso

Polyana Pegoraro

Com a proposta de oferecer uma alternativa de transporte não poluente e inovadora, está em exposição na Capital o eco ônibus K9 (veículo elétrico) da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams). O primeiro passeio de demonstração do veículo foi realizado na manhã deste sábado, 22, percorrendo o trajeto entre as estações de transporte coletivo Apinajé e Krahô, passando pela Avenida Teotônio Segurado.
Na ocasião, o secretário de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte de Palmas, Christian Zini destacou as vantagens do veículo. “Esse veículo apresenta uma autonomia de 300 quilômetros por abastecimento, além de requerer menos custo com manutenção em relação ao modelo tradicional”, salientou destacando que o município abriu espaço para outras empresas do setor automobilístico que tenham interesse em expor veículos similares a este.
Zini destacou que o tipo de veículo apresentado poderia ser integrado ao projeto de mobilidade que está sendo planejado para a Capital, com destaque para o BRT (Bus Rapid Transit). “O BRT prevê a instalação de corredor acessível, com arborização, ciclovias e esse conceito de veículo não poluente e com baixo custo de manutenção, no qual se encaixaria esse tipo de veículo”.
De acordo com a gerente de vendas da BYD Brasil, Larissa Peng, a tecnologia já é adotada em diversos países. “Temos 200 veículos que circulam na China e ainda em outros países, como Estados Unidos, México, Inglaterra e Colômbia.”
Larissa ainda salientou que esse mesmo veículo trazido a Palmas já foi exposto em outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
A diretora da Escola Municipal Paulo Leivas Macalão, Welma Milomem, conheceu o veículo e destacou, “achei interessante a tecnologia, pelo que conheço desse tipo de veículo eles são mais econômicos além de não poluir o meio ambiente. É importante a Capital aderir a essas novas tecnologias.”
O ônibus permanece na Capital até terça-feira, 25. Nesse período serão realizados passeios programados com públicos como professores da rede municipal, líderes comunitários, representantes de entidades acadêmicas, vereadores, componentes do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte e a população interessada.
Modelo
O Eco ônibus K9 tem capacidade para 80 passageiros, sendo 23 assentos ergonomicamente confortáveis, além de vaga específica para cadeirantes. Possui 12 metros de comprimento, alcança a velocidade máxima de 70 km/h com uma bateria com autonomia de cerca de 250 km com um carregamento. Fabricado na China, o Eco ônibus K9 possui piso baixo, não emite gases de efeito estufa e tem como uma de suas principais características ser um veículo silencioso.
De acordo com a empresa, o veículo, que custa R$ 650 mil, apresenta vantagens como a não emissão de poluentes, o baixo custo operacional e de manutenção. 
Fonte: Prefeitura de Palmas



Nenhum comentário:

Postar um comentário