Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 11 de março de 2014

Alckmin autoriza contratação de pesquisa OD e publicação de edital de projeto para corredores metropolitanos no Vale do Paraíba


10/03/2014

Resultados da pesquisa Origem - Destino e projeto de corredores metropolitanos de ônibus possibilitarão novas alternativas de mobilidade a mais de 2 milhões de habitantes.
 O governador Geraldo Alckmin autorizou em 08/03 a publicação de edital para contratação de estudos e do projeto funcional para dois corredores intermunicipais de ônibus que vão beneficiar a população de seis municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). A EMTU/SP, empresa vinculada a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, é a gestora do transporte metropolitano na região. 
No mesmo evento, foi autorizada a assinatura da Ordem de Serviço para contratação de Pesquisa Origem-Destino nos 39 municípios que compõem a RMVPLN. Os resultados da Pesquisa OD servirão como subsídio para o planejamento de sistemas de transporte público e melhorias na mobilidade na região.
O governador Alckmin também assinou convênio com quatro prefeituras para implementar ações visando a utilização da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) e formalizará parceria da EMTU/SP com o PROVISÃO - Centro de Referência Oftalmológica e de Reabilitação Visual.
Corredores metropolitanos
Dois empreendimentos servirão como importante alternativa de mobilidade aos usuários da região, que atualmente utilizam a rodovia Presidente Dutra como principal opção. Fazem parte do Sistema de Transporte Rápido Intermunicipal de Média Capacidade (TRIVALE) a ser implantado na RMVPLN, ligando os municípios de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Tremembé, Pindamonhangaba e Taubaté
1) BRT Metropolitano Jacareí – São José dos Campos
Extensão total :  21,9km
Devido a maior demanda existente entre Jacareí e São José dos Campos, foi sugerido o conceito BRT para ligar os dois municípios. O sistema possui as seguintes características:
•Embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido;
•Sistema de pré-pagamento de tarifa;
•Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
•Transferência entre rotas sem incidência de custo;
•Integração com outros modais de transporte;
•Centro de controle operacional;
•Priorização semafórica;
•Informação em tempo real ao usuário;
•Acessibilidade universal
2) Corredor Metropolitano de Integração do Vale do Paraíba (São José – Caçapava – Taubaté – Tremembé – Pindamonhangaba)
Extensão total: 63 km
Cronograma dos corredores
Publicação do edital de estudos e projeto funcional: em 09/03 nos jornais do Vale do Paraíba e em 11/03 no Diário Oficial do Estado. 
Entrega de propostas e abertura de proposta técnica: abril 2014
Assinatura do contrato com a empresa escolhida: junho 2014
Conclusão dos estudos e projeto funcional: janeiro 2015
Pesquisa Origem-Destino
A primeira Pesquisa de Origem e Destino (OD) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – RMVPLN tem o valor contratual de R$ 1,9 milhão. A previsão de início das pesquisas de campo é junho de 2014. 
O objetivo do levantamento é conhecer o padrão de deslocamento, em razão das características socioeconômicas, da população dos 39 municípios que compõem a RMVPLN, mapear a localização espacial dos polos de produção, a motivação de viagens (emprego, escola etc.), além de fornecer informações para formulação de políticas públicas de planejamento urbano  e de transporte. 
O Estudo prevê a aplicação da pesquisa em 9.700 domicílios, bem como a realização de 28.500 entrevistas com motoristas e passageiros na Linha de Contorno nas estradas da região. 
Fazem parte da metodologia:

Pesquisa Domiciliar –  Coleta de dados sistematizados que caracterizem o padrão das viagens dos passageiros na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte - RMVPLN, bem como a sua correlação com o uso do solo e os aspectos socioeconômicos. 
Pesquisa de Linha de Contorno -  Visa identificar e quantificar as viagens externas que atravessam a região. As entrevistas serão realizadas com os motoristas  nos principais pontos das rodovias.
Assinatura de convênio com prefeituras 

Trata-se de Cooperação Técnica e Apoio Recíproco entre a EMTU/SP e os municípios para o desenvolvimento e a execução conjunta de ações necessárias para implementar a utilização da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES). 
O documento propicia às pessoas com deficiência, usuárias do transporte público, a interação, integração e acesso aos meios de transporte, proporcionando a elas o acesso ao sistema metropolitano ou municipal com uma única credencial.
Serão beneficiados inicialmente os municípios de Pindamonhangaba, Lorena, Caçapava e Guaratinguetá. 
Parceria com o PROVISÃO  

O Provisão é hoje Centro de Referência Oftalmológica e de Reabilitação Visual. Sua abrangência é a Região do Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira). 
Objetivos da parceria: divulgar o benefício de isenção tarifária para o transporte intermunicipal nos ônibus da EMTU/SP às Pessoas com Deficiência Visual atendidas no Centro de Reabilitação Visual e Hospital Provisão, possibilitando o acesso a este benefício; realizar a emissão de laudo médico oftalmológico utilizando sistema on-line disponibilizado pela EMTU; divulgar os serviços oferecidos pelo Provisão aos usuários da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte; divulgar às prefeituras o serviço de consultório móvel itinerante oferecido pelo Provisão. 
Fonte: EMTU/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário