Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Ônibus da cidade de São Paulo podem ser pagos através do celular

Em breve deve ser possível pagar as passagens de ônibus usando o aparelho celular, deixando o Bilhete Único e o dinheiro de lado. A ideia, um tanto quanto ousada, está sendo analisada desde dezembro de 2012 pelo SPTrans, órgão responsável pelo transporte da cidade.


Para pagar, o usuário vai encostar o celular e movimentá-lo próximo ao validador na catraca, assim como já é feito com o cartão. A validação vai acontecer graças a um chip especial, acoplado no celular, que ainda não foi fabricado.

O técnico da Supervisão de Atendimento e Comercialização da SPTrans, José Aécio de Sousa, afirma que, para que o projeto dê certo, é necessária a viabilização de um ecossistema. Ou seja, o órgão precisa do interesse também da Prefeitura, dos fabricantes de aparelhos celulares, das próprias operadoras, do comércio e dos bancos.

Dados atuais do transporte em São Paulo

Segundo dados do SPTrans, são 22 milhões de cartões de Bilhete Único ativos desde 2004. Enquanto isso, o número de linhas de celular, habilitadas na área de código 11, chega a aproximadamente 33,9 milhões de acordo com a Anatel. 

Informações: www.tecmundo.com.br
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário