Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mercedes-Benz e Eletra lançam ônibus HíbridoBR

A Eletra, empresa especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, e a Mercedes-Benz lançaram o ônibus HíbridoBR que combina motor convencional e elétrico. O modelo fez sua estreia durante a FetransRio 2012, que aconteceu no início de outubro, no Centro de Convenções Riocento, no Rio de Janeiro.
O HíbridoBR tem chassi O 500 U de 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé. Seu piso baixo tem sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro. Também possui rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo.
O modelo combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de quatro cilindros movido a diesel ou a diesel de cana Euro 5, com o motor elétrico. O funcionamento se dá pelo sistema em série, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no “ponto ideal” de rotação (melhor condição de menor consumo e baixa emissão de poluentes). A partir de então a operação do veículo é feita pelo motor elétrico que conta com o conjunto de baterias instalado no veículo. O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico Weg e baterias Moura.
“A parceria com a Mercedes é o reconhecimento de que temos tecnologia nacional para produzir ônibus elétrico de alta confiabilidade. Estamos há 30 anos atuando e agora vislumbramos a oportunidade de crescimento do segmento de ônibus elétrico, importante para posicionar a indústria brasileira no mercado internacional, fundamental para o transporte e para a população de cidades que sofrem com a poluição gerada pelo trânsito”, afirmou Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário