Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mercedes-Benz e Eletra desenvolvem ônibus híbrido para o Brasil


Com tecnologia de tração elétrica 100% brasileira, o novo ônibus elétrico híbrido reduz emissão de poluentes e consumo de combustível

A Eletra, empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, oficializou uma parceria com a Mercedes-Benz para o lançamento do modelo de ônibus elétrico/combustão, chamado HíbridoBR.


Com projeto desenvolvido pela Eletra, o HíbridoBR é montado em chassi Mercedes O 500 U, tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé. Tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, e rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes.
O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo.
O HíbridoBR combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, que obedece ao padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. O funcionamento se dá pelo sistema em “série”, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no que é chamado de “ponto ideal” de rotação.
O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico WEG e baterias Moura.

 Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário