Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Macaé - 50 novos ônibus entregues: frota de Macaé entre as mais modernas do país

28/01/2013 18h22 - 
Jornalista: Elis Regina Nuffer


Foto: Maurício Porão




Novos ônibus são eficientes para acessibilidade de pessoas com deficiência física, GPS (sistema de posicionamento global), ar condicionado e câmeras que gravam a entrada e saída de pessoas


É importante fomentar o transporte coletivo no município para que as pessoas sintam-se motivadas a utilizar os ônibus e a deixar seus carros na garagem. A restrição do uso de automóvel significa cidade desenvolvida e é possível com o trânsito ordenado. O transporte coletivo representa a mobilidade da população que tem de ser feita com eficiência, sem muitos veículos nas ruas, que é o que buscamos para Macaé”. Com essa afirmação o prefeito Dr. Aluízio recebeu os 50 novos ônibus que passarão a fazer parte da frota do transporte público de Macaé. Com a aquisição, realizada pela empresa concessionária SIT-Macaé, a frota da cidade passa a ser uma das mais novas do país, com idade média de dois anos, enquanto a média nacional nas capitais é de 5,5 anos, elevando para até 10 anos em cidades do interior.

As melhorias não param por aí, a previsão é de que ainda neste primeiro semestre mais 46 novos ônibus sejam integrados à frota. Os novos ônibus começam a atender os usuários já a partir desta terça-feira (29) possibilitando melhor distribuição nas mais de 30 linhas existentes, com prioridade de reforço nas mais movimentadas que são Lagomar e Cehab. 

Hoje são 200 ônibus diariamente nas ruas de Macaé, transportando cerca de 100 mil passageiros por dia e percorrendo aproximadamente oito mil quilômetros diários de bairro a bairro. As informações foram passadas pelo diretor executivo da SIT, Renato Monteiro, no momento da apresentação dos novos ônibus, no Terminal da Lagoa, que está desativado e foi o lugar escolhido para apresentação da nova frota para não atrapalhar o trânsito. Segundo Renato, a questão ambiental também é levada em conta na hora de renovar a frota. Todos os veículos são movidos a diesel S50 que contém menos enxofre e, por isto, lança menos partículas nocivas na atmosfera, conforme resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente. 

Os novos ônibus são eficientes para acessibilidade de pessoas com deficiência física, GPS (sistema de posicionamento global), ar condicionado e câmeras que permitem gravar a entrada e saída de pessoas, registrando o movimento em tempo real, oferecendo mais segurança aos usuários. Segundo Dr. Aluízio para mudar o conceito e fazer um transporte coletivo de qualidade e atraente a prefeitura vai garantir cada vez mais eficiência no transporte urbano rodoviário. Para isto os esforços serão direcionados na melhoria da gestão do trânsito e transporte, o que possibilitará aumentar a velocidade de tráfego dos veículos e evitar os congestionamentos em alguns pontos de ônibus. São medidas de política pública sustentável que serão anunciadas, em breve, e beneficiarão não só os usuários de ônibus, como todos os condutores e até pedestres no município. 

A mobilidade urbana é uma das prioridades da nova gestão municipal, esta área tem ganhado novo fôlego com aumento da fiscalização, para cumprimento de normas previstas no Código Nacional de Trânsito (CTB), que além de ampliar a segurança no trânsito, contribuem para o melhor deslocamento. Outras medidas como definição de novas áreas para ponto de táxi e estacionamento na área central já estão demostrando efeitos positivos na região, que registra alto índice de atração de pessoas. A perspectiva do governo municipal é atuar nestas vertentes que fazem parte do desafio de governantes do Brasil e do mundo que é o trânsito, com planejamento viário e cumprimento da legislação e o transporte, com a qualificação do sistema.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário