Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Missão da Agência Francesa elogia planejamento integrado às obras financiadas em Curitiba

22/06/2012 15:34:00


principal


principal


principal



“Vejo aqui lugar cheio de prédios habitacionais e muitas lojas, e gente entrando e saindo dos ônibus.” A percepção sobre o futuro da Linha Verde é do diretor geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Dov Zerah, que esteve nesta quinta-feira (21) vistoriando obras em Curitiba financiadas com recursos da instituição. 

O diretor, que junto com uma missão de técnicos andou pelas obras da Linha Verde Norte, testou o ônibus Ligeirão, passou pelos parques Vila Rigoni, Bernardo Meyer e Cambuí, elogiou a forma de integração dessas obras com o planejamento urbano da cidade.

“Curitiba faz seu planejamento de forma transversal. Os projetos aqui não cumprem uma única finalidade, eles estão pensados de forma a resolver questões sociais, ambientais e de mobilidade urbana de uma única vez, e isso é realmente planejar o futuro”, destacou Dov Zerah, diretor geral da AGD.

A primeira parte da visita foi às obras do parque Vila Rigoni, na Fazendinha, que junto com outra área vizinha, na rua Berdardo Meyer, estão se transformando num grande parque linear a beira do rio Barigui. Nos dois trechos, as ações da Prefeitura e da AFD estão recuperando e dotando de infraestrutura 210 mil metros quadrados de área. 

Parte dessa área era de ocupações irregulares, e as famílias foram transferidas para casas novas e seguras em locais urbanizados e com mais qualidade de vida. “Impressionante como a Prefeitura transforma esses espaços e os torna um bem comum”, afirmou Zerah.

Componente ambiental - A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza de Oliveira Dias, explicou o conceito da política de parques municipais, que unem preservação ambiental, contemplação e drenagem. “Criamos esses parques para proteger rios, ampliar espaços de lazer e de contemplação para as comunidades e evitar ou reduzir danos com enchentes”, disse Marilza.

Os dois novos parques financiados com recursos da AFD compõem o plano de implantação do parque linear do Barigui, para recuperação ambiental da maior bacia hidrográfica da cidade. O parque linear interligará, a médio e longo prazo, parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas, formando um corredor de biodiversidade e de infraestrutura às margens do rio Barigui. 

Para ter uma ideia da transformação da Vila Rigoni e do Bernardo Meyer, os diretores da AFD visitaram o parque Cambuí, na Fazendinha. Esses dois parques serão conectados, pois uma área fica ao lado da outra.

Linha Verde - Depois da visita aos parques os diretores seguiram para a Linha Verde. Junto com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver de Almeida, embaraçarão no Ligeirão, na estação Vila São Pedro e seguiram até a estação Marechal. De lá, seguiram para visita às obras da Linha Verde no trecho Norte.

A primeira etapa da Linha Verde Norte está com 60% das obras prontas. Este trecho conta com investimentos de R$ 105 milhões, metade financiada com recursos da AFD. Um dos diretores da Agência, Gerard Lerose, que visitou a Linha Verde em 2009, afirmou que já vê mudanças. “Observei muitos empreendimentos residenciais sendo construído nesse eixo”, destacou.

Além da extensão desde o Jardim Botânico até a rua Vitor Ferreira do Amaral, nesse trecho a Linha Verde está ganhando duas trincheiras, na rua Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, que formarão binários de passagem direta pela Linha Verde.

O viaduto da Avenida Affonso Camargo será duplicado e ganhará um mini-terminal de ônibus, interligando a linha Leste-Oeste com o novo trecho de ônibus entre o Atuba e o Pinheirinho. Sobre o viaduto haverá uma estação-tubo, que terá uma escada de acesso a uma estação tubo, que será construída embaixo do viaduto, na avenida Affonso Camargo.

“A Agência é uma grande parceira da Prefeitura na execução dessas importantes obras de mobilidade urbana e também ambiental”, destacou Almeida.

Fonte: Prefeitura de Curitiba



Nenhum comentário:

Postar um comentário