Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Santos - Linha turística de bondes serve de referência para Vila Velha




Linha turística de bondes serve de referência para Vila Velha

Sucesso de público, a linha turística de bondes de Santos serve de referência para outros municípios. É o caso de Vila Velha (ES), que pretende criar um serviço similar em seu centro histórico. Na semana passada, o gerente de manutenção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Marcos Rogério Nascimento, esteve naquela cidade para avaliar o circuito. “Percebemos que é um local viável para colocação de trilhos e elaboração de estudo de impacto no trânsito”.

Segundo Nascimento, Vila Velha tem como Santos um centro antigo rico em história, com destaque para o Convento Nossa Senhora da Penha, Igreja do Rosário e Rua da Praia. Durante a visita, ele verificou as condições de restauro e operação do bonde. Trata-se de um veículo fabricado pela empresa norte-americana J.G. Brill em 1912.

“Apesar de estar somente na carcaça, o bonde tem condições de uso se for feita a restauração e adaptação às rodas no novo circuito”, disse Nascimento, acrescentando que a CET dará apoio ao trabalho de restauro do veículo, além de emprestar uniformes de motorneiros dos bondes santistas para servir de modelo na confecção de peças para o pessoal de Vila Velha.

Em Santos
Desde setembro de 2000, quando entrou em operação, a linha turística de bondes, composta por cinco veículos e um reboque, transportou mais de um milhão de passageiros. Os passeios são feitos de terça a domingo, das 11h às 17h, com saída da Praça Mauá. O trajeto, de cinco quilômetros de extensão, inclui 40 pontos de interesse cultural e arquitetônico do Centro Histórico. 

Fotos: Tadeu Nascimento (as grandes) e Cândido Gonzalez (a pequena do detalhe)


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário