Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Curitiba leva inovação à Rio + 20

12/06/2012 11:09:00


principal



Curitiba estará na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, defendendo políticas públicas efetivas de sustentabilidade urbana e ambiental. O respeito ao meio ambiente é uma das marcas registradas da cidade que é reconhecida por ser limpa, por ter um dos maiores índices de áreas verdes por habitante do Brasil e pelo pioneirismo na separação do lixo, que hoje garante o aumento da renda dos catadores de materiais recicláveis.
“O respeito ao meio ambiente é uma das marcas registradas de Curitiba. E isso é algo que pode ser percebido nas pequenas atitudes de cada morador. Ao poder público cabe inovar sempre em favor da cidade e dos seus habitantes”, afirma o prefeito Luciano Ducci.
Pelos resultados de quem transforma cartas de intenções em práticas de sucesso Curitiba irá inovar na conferência mundial sobre sustentabilidade, que será aberta nesta quarta-feira (13) no Rio de Janeiro. No evento, a cidade apresentará o hibribus, ônibus movido a eletricidade e biocombustível, que fará parte da primeira frota nacional deste tipo de veículo.

Mas as ações de Curitiba pela sustentabilidade ambiental vão além do transporte público. O prefeito afirma que os prêmios de Cidade mais Verde da América Latina e de mais sustentável do mundo, conquistados em 2010, entre outros indicadores, confirmam que a cidade transforma intenções em práticas que têm resultado na vida dos curitibanos.
Entre as conquistas recentes da cidade, Luciano Ducci cita o aumento nos índices de área verde por habitante e de reciclagem doméstica de lixo. O prefeito também destacou as mais de mil áreas de parques, bosques e praças da cidade e a criação das seis RPPNMs, reservas particulares de área verde preservadas.
Curitiba cada vez mais verde - Cada cidadão que mora em Curitiba conta hoje com 64,5 metros quadrados de área verde, distribuída nos parques e bosques públicos e nas áreas particulares, além das 300 mil árvores nas ruas da cidade. Espaços de conservação, convívio e lazer, os parques guardam parte da memória e história da cidade, além de abrigarem fragmentos da vegetação nativa.
Outra alternativa pra conservação é o incentivo fiscal dado aos proprietários de áreas verdes para transformá-las em Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal. A propriedade continua privada, mas o benefício se torna público. Números apontam que o conjunto atual de áreas verdes de Curitiba retira da atmosfera nada menos que 168 toneladas de dióxido de carbono por hectare. Quem mora na cidade, respira aliviado. 
Coleta seletiva - A questão do lixo, grande problema urbano mundial, é outra questão bem equacionada em Curitiba. Cidade pioneira no Brasil a implantar a coleta seletiva, desde 1989, tem hoje uma realidade bem acima da média nacional. Mais de 85% da população separa o lixo doméstico. O município, na contrapartida, é atendido em 100% de sua área com a coleta de resíduos domiciliares orgânicos e recicláveis.
Programas como o Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por alimentos em diversos pontos da cidade, e o Ecocidadão  são outros exemplos inteligentes de gerenciamento do lixo.
Sempre à frente - Curitiba de mantém pioneira nas inovações de transporte, como a primeira a contar com os ligeirões, os maiores ônibus do mundo movidos a biocombustível, e agora ao apresentar o hibribus na Rio + 20. Desde 1974, os curitibanos contam com um sistema integrado que possibilita atravessar a cidade pagando uma única passagem. São ganhos de mobilidade e ambientais, graças ao incentivo ao uso coletivo. Ao unir energia elétrica e biodiesel, a frota é mais silenciosa e reduz em até 80% as emissões de carbono. Não é por acaso que o transporte urbano em Curitiba é referência nacional e internacional. 
Os rios da cidade também são tratados com carinho. Ações de revitalização incluem a transferência de famílias que vivem irregularmente em suas margens para áreas dignas e seguras. No local, a cidade ganha novos parques lineares e a volta da vegetação nativa. Educação ambiental e fiscalização passam a fazer parte do entorno das águas.
Antes de estar na moda, a palavra Sustentabilidade já era ordem em Curitiba. O conjunto de iniciativas proposto pelo município e aceitas por sua população já conferiram à cidade, em 2010, o prêmio Cidade Sustentável do Globe Fórum, além do primeiro lugar do índice de Cidades Verdes da América Latina, pelo The Economist / Siemens. Em Curitiba, desenvolvimento rima com preservação ambiental. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário