Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Curitiba - Estande de Curitiba é atração na Rio + 20

22/06/2012 16:16:00


principal


principal



O estande de Curitiba é um dos mais visitados – e fotografados – da Rio + 20, a conferência mundial de meio ambiente que será encerrada no próximo domingo com a desmontagem da mostra de boas práticas em sustentatibilidade mundo afora.

Técnicos, ambientalistas, estudantes, autoridades governamentais, empresários, busólogos e jornalistas de diferentes partes do mundo buscaram visitaram  estande para conhecer e buscar informações sobre a sustenbilidade na cidade que o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, define como modelo global em desenvolvimento sustentável.

Único da Rio + 20 totalmente aberto – sem divisórias, paredes ou portas de entrada e saída – o estande de Curitiba está quase sempre lotado, conta Luiz Miguez, coordenador do espaço no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro onde ocorreram as discussões da alta cúpula. “Impossível dizer quantas pessoas passam por aqui todos os dias por que nossa opção foi manter o estande totalmente aberto”, afirma Miguez. Mas o movimento é intenso o tempo todo, sendo necessário até organizar a entrada no ônibus, porque todos querem conhecer por dentro e por fora, em detalhes.

Estrela maior do espaço curitibano o Hibribus, que entrará na frota do transporte coletivo de Curitiba a partir de setembro, é o único ônibus de série movido a eletricidade e biodiesel apresentado na Rio + 20. “As pessoas se surpreendem quando descobrem que é não um protótipo, mas um ônibus que está sendo fabricado em série e pronto para rodar”, diz ele. 

Apresentado pelo prefeito Luciano Ducci no último dia 14, o Hibribus vai substituir a frota atual das linhas Detran/Vicente Machado; Água Verde/Abranches; Juvevê/Água Verde; Jardim Mercês/Guanabara e Interbairros I que, juntas, transportam 20,4 mil passageiros por dia. Comparado à frota atual, o Hibribus representará uma redução de 89% na emissão de material particulado; 80% menos óxido de nitrogênio (NOX) e 35% menos gás carbônico (CO2). O consumo de combustível também é 35% menor.

Parques e ônibus - Além do ônibus, a concepção do estande curitibano tem sido motivo de interesse e elogio de visitantes. Num ambiente aberto, claro e sem barreiras, como uma tenda com as lonas levantadas, o estande é formado por poucos elementos que resumem o cuidado curitibano com seu meio ambiente. Não há papelaria em excesso a ser distribuída – as informações são veiculadas em telas de LCD espalhadas em todo o ambiente e em pequenas réplicas do Hibribus, em papelão.
 
“Muitas pessoas chegam aqui carregadas de papel, procurando uma sacola e se surpreedem porque não temos nada disso”, conta Miguez.

Projetado pelo arquiteto Fernando Canalli, o estante mostra também os parques curitibanos, representados em confortáveis puffs verdes no formato dos diferentes parques , espalhados no espaço. “As pessoas descansam nos parques da cidade e nos parques do estande”, resume Canalli. A identificação do estande, com o nome Curitiba, é feita com recortes de diferentes pontos da cidade. 

E quem circula por ali também circula pela Rede Integrada de Transporte, desenhada sobre o chão branco, com linhas de diferentes cores – as mesmas dos ônibus – a mostrar a integração do transporte e da cidade como um todo. “Em Curitiba”, afirma Canalli, “o ônibus integra a cidade. Nós não nos dividimos em bairros ou regiões separados, o transporte nos une”.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário