Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Curitiba integra pacto mundial contra efeito estufa

20/06/2012 16:40:00


principal



As 59 cidades mais importantes do mundo, grupo no qual Curitiba está incluída, comprometeram-se nesta terça-feira (19) a reduzir em até 248 milhões de toneladas as emissões de gases de efeito estufa até 2020. O anúncio foi feito durante a Rio + 20, no encontro anual do C-40.
“Dois documentos, que estão em fase de elaboração, irão conduzir as ações propostas por Curitiba”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, que representou a cidade no encontro internacional.
O compromisso de redução de emissão de gases poluentes partirá de um estudo de vulnerabilidade que irá apontar onde ocorrem as emissões e o que precisa ser feito e deverá ser concluído até o final de 2012.
A partir daí, será elaborado um plano municipal de redução e adaptação. “Este será submetido a audiências públicas e ficará pronto até o final de 2013”, afirma Marilza. Questões como o aumento da utilização do transporte público e o aumento da frota com combustíveis menos poluentes estarão na pauta.
A secretária lembrou que Curitiba apresentou na semana passada, durante a Rio + 20, o ônibus híbrido, cuja primeira frota nacional entrará em circulação na cidade ainda no segundo semestre de 2012.
“As megacidades já estão implementando estratégias de redução de gases de efeito estufa. Todas as cidades do grupo C-40 têm programas. Não esperamos os governos nacionais tomarem a dianteira e aprovarem recursos”, disse Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e presidente do grupo C-40. Ele citou Nova York como exemplo e disse que a cidade reduziu as emissões de gases de efeito estufa em 13% nos últimos cinco anos.
Bloomberg também anunciou o lançamento de uma parceria com o Banco Mundial que vai criar um site com as melhores práticas entre as cidades do C-40, além de identificar similaridades entre políticas, estratégias de financiamento e parcerias sustentáveis.
A reunião começou ontem no Forte de Copacabana, na zona sul, e continua durante todo o dia de hoje, paralelamente à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Em 2011 esse grupo de cidades respondeu por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global ou US$ 13 trilhões de dólares. Essas cidades também são as que mais poluem no planeta e detém 14% das emissões globais de gases de efeito estufa. A previsão é de que, se nada for feito, em 2030 essas cidades produzirão 2,3 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa.
C-40 - Segundo o encontro do C-40 desta terça-feira, há potencial para reduzir as emissões em cerca de 1,3 bilhão de toneladas até 2030, mais do que o México e o Canadá poluíram juntos em 2008. O compromisso do C-40 não é apenas uma carta de intenções, mas sim um desafio assumido pelos municípios.
O C40 foi criado em 2005 e reúne as maiores cidades do mundo com o objetivo de criar ações locais sustentáveis por meio de troca de experiências, assistência técnica e parcerias.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário