Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio Claro -Transporte Coletivo Urbano: Novos ônibus já estão faturados

POR EDUARDO.SOCRATES EM JUNHO 13TH, 2012 9:28 AM




Secretário espera que o transporte público em Rio Claro dê um grande salto de qualidade
José Maria Chiossi, secretário da Mobilidade Urbana e Sistema Viário de Rio Claro, mostrou documentação à reportagem do Diário comprovando o faturamento dos novos ônibus que têm previsão de entrar em circulação no próximo dia 1º de julho. A grande maioria já foi entregue e está estacionada em local bem próximo a Rio Claro.
“Precisamos esquecer tudo o que vimos e ainda estamos vendo no transporte urbano, já que estamos trabalhando com uma licitação de 19 anos atrás. A partir de 1º de julho tudo será diferente, já que o contrato obriga a utilização de ônibus equipados com o que há de mais moderno em tecnologia embarcada”, comenta José Maria Chiossi.
Segundo o secretário, as multas que, hoje, poderiam ser aplicadas à empresa, de acordo com o contrato até hoje em vigência ficariam mais baratas do que o papel gasto para notificar a empresa, o que inviabiliza qualquer atitude neste sentido.
Os novos ônibus, que já estão em sua maioria comprados e entregues, poderão ser apresentados à população no dia do aniversário do município, dia 24 de junho, mas só entrarão em funcionamento no dia 1º de julho, em função de ajustes à uma nova legislação vigente, que afeta horário de trabalho dos motoristas e, consequentemente, deverão alterar os horários das viagens.

Primeiro mundo
Segundo o secretário Chiossi, estes ônibus representarão o que há de melhor em tecnologia embarcada e darão um salto enorme na qualidade do serviço prestado até os dias de hoje.
“Estamos nos antecipando a uma legislação que deverá vigorar a partir de 2014. Todos os 60 ônibus da nova frota contarão com dispositivo para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais”, explica o secretário.
Além deste detalhe, que já dá um salto enorme na qualidade do serviço, todos os ônibus também terão equipamentos que permitirão o monitoramento dos veículos durante todo o tempo em que estiver em uso.
“O ônibus assim que sair da garagem começará a ser monitorado, tanto por nós aqui na secretaria, como pelos profissionais da empresa. Assim teremos todos os dados para atender a qualquer denúncia que chegar, já que os dados ficarão gravados”, disse Chiossi.
Todas as unidades da frota também contarão com um dispositivo denominado de “botão de pânico”, que poderá indicar, ao ser acionado, qualquer irregularidade que coloque em risco tanto motorista e cobrador, como os usuários, como seria o caso de um assalto, por exemplo.
Todos os ônibus também estão equipados como os motores “Euro 5”, movidos a biodiesel, com baixíssimo nível de poluição e é hoje o motor mais moderno para esta classe de transporte no mundo.

Mudanças
Depois de muitos estudos de trajetos, os técnicos da empresa em parceria com os da secretaria chegaram à conclusão de que serão criadas 10 novas linhas de transporte no município, procurando facilitar o acesso à usuários que hoje têm mais dificuldades.
De acordo com Chiossi, “Serão 32 linhas, sendo 24 normais e 8 especiais (servindo as indústrias do município). Hoje Rio Claro trabalha com 22 linhas, incluindo as especiais”.
Dentro do novo sistema a empresa será avaliada em quatro itens: a) cumprimento de viagens; b) Pontualidade; c) Disponibilidade da Frota e d) Avaliação geral. Se a empresa tiver um índice inferior à 95%, poderá sofrer multas que variam de 100 a 400 tarifas (que hoje é de R$ 2,50).

Custo
Segundo o secretário, a tarifa que hoje é de R$ 2,50, a princípio não serão alterados. Depois de algum tempo, estudos darão mais parâmetros para que se verifique a necessidade ou não de uma alteração.
Trânsito
Como todos sabem, a melhoria do trânsito nas cidades depende principalmente de um ótimo serviço de transporte público. Estamos vendo motivos para que o serviço hoje prestado em Rio Claro de um salto de qualidade que poderá beneficiar muitos cidadãos.
O Diário estará sempre de plantão e fiscalizando para que estas exigências sejam todas cumpridas…

Fonte: Diário do rio Claro
http://diariodorioclaro.com.br/2012/06/13/transporte-coletivo-urbano-novos-onibus-ja-estao-faturados-51484/

Nenhum comentário:

Postar um comentário