Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 16 de junho de 2012

Vitória - Ônibus adaptado garante acesso de pessoas com deficiência


O sistema de transporte coletivo de Vitória é planejado e gerenciado para garantir acessibilidade a todos, incluindo idosos, obesos e pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. A frota de ônibus vem sendo substituída gradativamente, com a aquisição de veículos adaptados, que possuem plataforma elevatória, espaço para cão guia e um banco com dimensão diferenciada.
Ao todo, há 209 ônibus adaptados, o que corresponde a 67,5% da frota municipal. Em 2012, toda a frota de ônibus seletivos foi renovada. São 14 veículos, que fazem as linhas 290 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Beira-Mar) e 110 (Jardim Camburi/Rodoviária/Via Reta da Penha).
Todos os ônibus seletivos são adaptados para cadeirantes e, dos 39 acentos, quatro são reservados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Em Vitória, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, além de terem direito à reserva de seis assentos de uso exclusivo na parte dianteira dos coletivos, também podem, se preferir, optar por passar pela catraca e ocupar qualquer outro assento do veículo. Para isso, ele precisa apresentar ao motorista o Cartão de Gratuidade do Idoso.
Para solicitar o Cartão de Gratuidade do Idoso é necessário que o solicitante compareça ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) e apresente comprovante de residência original em nome do idoso,CPF, Carteira de Identidade e duas fotos 3X4 recentes.

Onde fica o Setpes

Endereço: Rua Constante Sodré, 265, Santa Lúcia
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30
Informações: (27) 2125-7602.

Abrigo de ônibus

Os pontos de ônibus também estão sendo dotados de abrigos que oferecem melhores condições de conforto, mobilidade e contemplam todas as normas de acessibilidade previstas na legislação vigente. Além do banco, há espaço reservado para acomodar cadeiras de roda.
Última atualização em 06/06/2012.

Fonte: Prefeitura de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário