Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EMTU/SP participa da quinta edição da ECO-SP no Anhembi

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP estará presente no ECO-SP (Encontro Ambiental de São Paulo), a ser realizado de 03 a 05 de novembro no Parque Anhembi. O evento, em sua quinta edição, é organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - SEESP e Federação Nacional dos Engenheiros - FNE. 

Marcos Lopes, especialista da área de Planejamento, Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente da EMTU/SP, apresentará a palestra "Tecnologias Limpas - Sustentabilidade nos Transportes Urbanos", na sexta (04/11), às 9h45, no Auditório Elis Regina. No estande da EMTU/SP serão divulgados os projetos relacionados à sustentabilidade:
  • Ônibus Brasileiro a Hidrogênio: trata-se de um projeto em parceria com o Ministério de Minas e Energia - MME e o Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento - PNUD. O Ônibus a Hidrogênio é um meio de transporte totalmente limpo que libera vapor d'água na atmosfera, colaborando para reduzir a poluição ambiental. Um veículo está em testes no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) e mais três unidades estão em processo de aquisição pela empresa. 
  • ConscientizAR: tem como objetivos diminuir a emissão de poluentes dos ônibus e orientar as empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores sempre regulados. O programa Conscientizar analisa as emissões de fumaça preta dos ônibus metropolitanos que operam nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. A análise da fumaça emitida pelos ônibus movidos a diesel é feita com uso do opacímetro, um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda e maleta com cabos.
  • Bicicletários: a bicicleta cada vez mais vem se destacando como uma forma de transporte sustentável e um complemento entre a residência e os sistemas de ônibus, trens e metrô. A instalação de bicicletários nos terminais metropolitanos pela EMTU/SP é uma maneira de incentivar este modo de locomoção, facilitando os deslocamentos, principalmente das pessoas que residem em locais de difícil acesso para o transporte público.  A empresa mantém bicicletários nos Terminais dos Corredores Metropolitanos ABD e Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas. 
  • Eletrificação e Repotencialização do Corredor Metropolitano ABD: a nova rede aérea de 11 quilômetros entre os Terminais Piraporinha e Jabaquara do Corredor Metropolitano ABD já está em testes.  Os 22 km de rede já existentes serão repotencializados. Com esta medida o corredor passará a ser operado por veículos elétricos em toda sua extensão, gerando um ganho significativo para o meio ambiente e principalmente para a qualidade de vida da população. 
  • Corredor Metropolitano Noroeste: o sistema está sendo ampliado para estruturar o transporte coletivo intermunicipal na Região Metropolitana de Campinas, racionalizando a operação das linhas de ônibus, o que diminuirá o número de veículos em circulação e ajudará a melhorar a qualidade do ar.
Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário