Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tailândia vai usar etanol em ônibus

QUI, 10 DE NOVEMBRO DE 2011 09:40


WEBTRANSPO - FOTO: DIVULGAÇÃO


O projeto segue exemplos de SP e Estocolmo



Da maneira inédita na Ásia, o governo da Tailândia testou e deve adotar oficialmente o combustível renovável em sua frota de veículos urbanos. Mesmo sem data definida para a implementação, com esta iniciativa, o país busca a liderança no segmento de ônibus movidos a etanol.
De acordo com o governo, a adoção definitiva do etanol na frota de ônibus tailandesa ainda deverá demorar alguns meses até ser aprovada. O projeto está previsto para a capital, Bancoc, e seguirá o exemplo de mobilidade urbana sustentável já adotado em centros urbanos como São Paulo e Estocolmo.

“Iniciativas como esta são referendadas por experiências como as de Brasil e Suécia, onde já circulam cerca de 800 veículos deste tipo, movidos a etanol. Isso demonstra o papel decisivo desse biocombustível na redução da demanda por petróleo e das emissões de fases de efeito estufa, grandes causadores do aquecimento global”, destacou Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da União da indústria de Cana-de-Açúcar.

Szwarc explica que em comparação com a gasolina e o diesel, o etanol renovável pode diminuir em 70% a 80% a quantidade de dióxido de carbono (CO2) gerada pela combustão em veículos pesados.

Teste

Em seis meses, a operação que testou o funcionamento de veículos movidos a combustível renovável na Tailândia consumiu 20 milhões de bahts (moeda tailandesa), o equivalente a cerca de US$ 640 mil. Os ônibus utilizaram uma mistura de 95% de etanol e 5% de um aditivo que permite o funcionamento do motor diesel com o biocombustível.

Fonte: Webtranspo

Nenhum comentário:

Postar um comentário