Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 13 de novembro de 2011

Aracajú - Edvaldo entrega mais dez novos ônibus

11/11/2011, 12:17h


clique para fazer download
A renovação da frota já atingiuu 66%, nos últimos cinco anos


clique para fazer download



Mais dez novos ônibus irão facilitar a vida dos usuários de transporte público da capital sergipana. O prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega dos novos veículos, durante solenidade ocorrida na praça Olímpio Campos, na manhã desta sexta-feira, 11. Com estes últimos veículos, equipados com elevadores, câmeras e tubo de descarga vertical com controle de emissão de gases poluentes, o município passa a contar com 344 novos ônibus em circulação, representando uma renovação da frota em 66%, somente nos últimos cincos anos. A meta, até o próximo ano, é que o percentual de veículos renovados chegue até 80%.
Segundo Edvaldo, o grande diferencial dos novos ônibus é que eles não só apresentam condições estruturais modernas, como também facilitam a acessibilidade aos usuários cadeirantes. "Dentre o total de 344 ônibus entregues ao longo da gestão, somente os 70 primeiros veículos não eram adaptados para o transporte de deficientes físicos. Representando um percentual de pouco mais de 20%, em relação ao restante da frota que apresenta plenas condições de uso, para o adequado acomodamento dessa parcela da população", analisa.
Edvaldo Nogueira relembra que, antes de assumir o cargo de chefe do Executivo municipal, o tempo médio de circulação dos ônibus era de 11 anos. Atualmente, a idade média de operação dos veículos caiu para seis anos, e a expectativa é que esse número seja reduzido no próximo ano. "Estamos trabalhando para que o tempo médio de circulação dos ônibus fique compreendido entre quatro anos. Para isso, a intenção é continuar facilitando a renovação da frota, oferecendo um serviço de qualidade à população", afirma Edvaldo.
Investimento
O prefeito de Aracaju ainda apresentou o número de novos veículos adquiridos nos últimos cincos anos da sua administração. Em 2006, 82 novos ônibus foram incorporados à frota veicular; em 2007, foram mais 32; em 2009, foram mais 98 veículos; em 2010, mais 80 ônibus foram adquiridos; e em 2011, 52 novos veículos passaram a transitar nas ruas da capital. Até dezembro desse ano, a população pode aguardar a circulação de mais 15 ônibus na cidade. Cada veículo entregue teve um custo de R$ 238 mil, totalizando um investimento de mais de R$ 81 milhões, ao longo dos cincos anos.
"A administração municipal tem se esforçado para garantir um transporte público de qualidade, oferecendo veículos novos, investindo em sistemas de digitalização para a segurança e facilidade do usuário, além de viabilizar a implantação de centros de monitoramento que ajudem a identificar e solucionar problemas operacionais nos veículos", enfatiza.
Ainda durante o evento, Edvaldo sancionou a Lei nº 4108/2011, responsável pela criação dos cargos de Analistas de Mobilidade Urbana e Agentes de Mobilidade Urbana. Para os próximos meses, está prevista a abertura do edital do processo seletivo que irá oferecer cinco vagas para o cargo de analista e 200 vagas para o cargo de agente.   
Linhas
De acordo com a diretora de transporte público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Shirley Barbosa, os novos ônibus entregues serão destinados para as linhas Sanatório/DIA, Inácio Barbosa/Unit/DIA, Aquarius/DIA, Aquarius/Zona Sul, Circular Praias I e Circular Praias II.  Os veículos são da empresa Viação Progresso e até o fim deste mês estarão em plena atividade nas ruas. "Só estamos aguardando o emplacamento dos veículos no Detran, e após essa etapa todos estarão possibilitados de circular de forma ativa na cidade", explica.
Plano de Mobilidade
O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Antônio Samarone, esclarece que já está em fase de implantação um novo Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju. Além de oferecer novas alternativas de circulação da cidade, o objetivo do Plano é criar um processo de licitação para o novo sistema de transporte público no município.  
"No início de novembro, já começamos o processo de contratação da empresa responsável pela consultoria do Plano de Mobilidade Municipal, que viabilizará um estudo completo sobre quais os investimentos necessários para facilitar o trânsito de pessoas e veículos na cidade. Seja na criação de corredores exclusivos para ônibus, na construção de vias e novas rotas de acesso, o Plano de Mobilidade conseguirá reduzir os principais transtornos do trânsito da capital, além de proporcionar a implantação de um sistema de transporte público mais moderno e capaz de atender as necessidades da população", avalia Samarone.
Presenças
A solenidade contou com a presença dos parlamentares Valdir Santos e Karla Trindade; dos secretários municipais, Bosco Rolemberg (Semasc), Dulcival Santana (Seplan), Marcos Cardoso (Secom), Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete); do Procurador Geral do Município de Aracaju, Luiz Carlos Oliveira; o presidente da Viação Progresso, Adierson Monteiro; o presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Everton de Jesus Vieira; além do representante da Federação Estadual das Entidades Comunitárias, Zé da Cruz.  
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Mais fotos em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário