Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 13 de novembro de 2011

Barra Mansa - Novos ônibus são apresentados à população

Postado em 11/11/2011




Por Mariana Ribeiro
Foto: Paulo Dima

O prefeito Zé Renato recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 11, dez novos ônibus que fazem parte da frota de transporte urbano da Viação Auto Comercial. Em julho, o prefeito havia recebido seis novos ônibus da Viação Colitur. Ao todo, só esse ano, foram 16 novos ônibus. Com isso, a frota total de ônibus no município sobe de 86 para 92 veículos, distribuídos entre três empresas de transporte coletivo - que atendem aproximadamente 1,2 milhão de usuários por mês. Neste sábado, dia 12, a partir das 11 horas, os ônibus passarão pelo Centro. O prefeito reforçou a importância da renovação dos veículos.
- A renovação da frota faz parte de um compromisso das empresas com o município. A Auto Comercial está investindo nesses dez ônibus em torno de R$ 3 milhões. Mas, contando com os ônibus novos da Colitur entregues em julho, o investimento é na ordem de R$ 5 milhões. Temos a frota mais nova da região e nossos ônibus não passam de dois anos e meio de uso. Só esse ano, 20% da nossa frota foi renovada. Com isso, quem ganha em qualidade e conforto são a população e os motoristas - ressaltou o prefeito.
O coordenador de Trânsito e Transportes (Coortran), Jorge Justo, explica que a renovação da frota faz parte de uma exigência do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). "Os veículos estão cumprindo a resolução do Contran, cuja determinação prevê que todos as empresas de transporte coletivo disponham de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais e cadeirantes até 2014. Barra Mansa já tem 70% dos veículos adaptados. Acredito que cumpriremos as exigências antes do prazo previsto", comenta Jorge.
Segundo o proprietário da Auto Comercial, Ricardo Marassi, esses são os primeiros ônibus da fabricante Volvo. "Atualmente, temos 58 ônibus circulando na cidade e nossa empresa transporta 55% dos passageiros do município. A renovação da frota é uma qualidade em prol do usuário. As empresas estão empenhadas em oferecer à população e aos operadores um transporte de qualidade. Esses são os primeiros ônibus do fabricante de marca Volvo", comenta Ricardo, ao informar que, todo ano, a Auto Comercial renova parte de sua frota.
Para os motoristas Luiz Fernando Pinheiro e Marcos Valério Lopes Teixeira, ambos com 3 e 16 anos na empresa, a renovação da frota é excelente. "A renovação da frota de veículos é importante. Nós que passamos a maior parte do tempo dentro dos ônibus sentimos muito essas mudanças. Gostamos bastante dos novos ônibus. O assoalho, por exemplo, é de madeira, o volante é regulável, os bancos mais macios e confortáveis, a mecânica do veículo também é melhor fazendo com que o carro seja silencioso. O painel dos itinerários é eletrônico e não precisamos mais ter que trocar os locais manualmente. A iluminação do veículo agora é de LED, os passageiros que estiverem em pé terão como segurar em alças próprias e os idosos, as gestantes, deficientes físicos e obesos terão assentos específicos", comentam eles, ao reforçarem que eles e todos os usuários ganharão com este benefício.

Fonte: Prefeitura de Barra Mansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário