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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Angra dos Reis - 20 novos ônibus entregues à população

04/11/2011 - Por SGD.SC

Foto: luis fernando lara
Prefeito Tuca Jordão em um bate-papo com motoristas da empresa




veículos começaram a circular durante a tarde 


O programa Passageiro Cidadão, lançado neste ano pela Prefeitura de Angra, deu mais um passo importante para a melhoria do transporte público do município. Nesta sexta-feira, a prefeitura e a Viação Senhor do Bonfim apresentaram os 20 novos ônibus que estão sendo integrados à frota do município. A cerimônia foi feita no estacionamento do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e contou com a participação do prefeito Tuca Jordão, do proprietário e diretor-geral da Senhor do Bonfim, Max Gollo, do superintendente de Transportes e Trânsito, Robson Oliveira, além de vereadores e secretários municipais. Diariamente, cerca de 50 mil passageiros utilizam as linhas do município. 

    Os veículos têm capacidade para até 83 passageiros, sendo 41 sentados. Eles têm três portas, sendo uma exclusiva para cadeirantes e deficientes físicos, equipada com elevador para a suspensão dos passageiros especiais e cumprindo com as normas de acessibilidade. Os ônibus vêm equipados com ar-condicionado, GPS, câmeras internas, sistema de monitoramento, sistema de segurança (limitador de velocidade, travas automáticas que impedem que o veículo circule com as portas abertas) etc. O investimento da Senhor do Bonfim foi de aproximadamente R$ 300 mil por veículo.    

    – Os novos veículos atendem a uma solicitação do prefeito Tuca Jordão, para a melhoria do transporte no município – ressaltou o diretor-geral da empresa.

    A cerimônia aconteceu na parte da manhã e, no período da tarde, os novos veículos já começaram a circular. Eles foram incorporados às linhas do Centro ao Frade, ao Parque Mambucaba e à Divisa Mangaratiba. Os ônibus novos se diferenciam dos antigos por serem da cor verde (verde-escuro com verde-claro). Tuca entrou nos veículos e tirou fotos com sua equipe e funcionários da empresa. O prefeito também aproveitou para conversar com motoristas da Bonfim.

    Tuca ressaltou que os novos veículos fazem parte do programa Passageiro Cidadão, que dentre as iniciativas voltadas para a otimização do transporte público, reduziu a tarifa para R$ 1,00 para passageiros cadastrados. 

    – O Passageiro Cidadão é o maior projeto social de transferência de renda para a população, mas ele não é apenas a redução da passagem para R$ 1,00, é um programa que a cada dia avança mais – disse o prefeito. 

    Tuca afirmou que novas etapas serão efetuadas e que a fiscalização do transporte irá continuar. O prefeito reafirmou que tudo vem sendo feito de forma planejada e de acordo com os estudos da Coppe/UFRJ.

    – Não basta que o Passageiro Cidadão seja um projeto vencedor na concepção, tem que ser também na execução. Existe um planejamento de longo prazo e a Coppe vai continuar fazendo auditagens – afirmou o prefeito. 

            O presidente da Câmara Municipal, vereador José Antônio, fez elogios ao prefeito e ao programa, destacando seus resultados e a relevância do aumento da frota. 

    – É mais um passo para resolver um problema crônico de Angra, que é o transporte público. Um passo gigantesco para atender melhor a população – avaliou José Antônio.

    O superintendente de Transportes e Trânsito, Robson Oliveira, falou sobre outro aspecto do Passageiro Cidadão, que é o da fiscalização. Agentes da superintendência vêm notificando irregularidades nos ônibus das linhas municipais. Conforme o caso, os carros são retirados de circulação e até multados, podendo retornar às ruas assim que o problema é solucionado pela empresa. O objetivo, além de fiscalizar as condições do transporte público do município, é também o de colher dados, através de pesquisa, quanto à opinião dos usuários a respeito do serviço.

    De acordo com resultados parciais da pesquisa feita pelos agentes municipais (mais de mil usuários já foram entrevistados), dentre os itens avaliados, falta de pontualidade, frequência/horário e respeito à capacidade de lotação foram os três que obtiveram as piores notas. Outros itens avaliados foram cordialidade no atendimento, conforto, limpeza, serviço de atendimento ao consumidor, estado de conservação e segurança na condução do ônibus. 

    Robson avaliou que a entrega dos novos veículos contribuem para melhorar um dos aspectos mais negativos apontados pela pesquisa, que é o respeito à capacidade de lotação. Ou superlotação, como é popularmente chamado.

    – Uma solução que estamos tomando para a superlotação está aqui, que é a entrega desses 20 novos ônibus – destacou o superintendente.

Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis-RJ

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