Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Argentina produz ônibus híbrido em série



TER, 29 DE NOVEMBRO DE 2011 09:48


Modelo utiliza sistema elaborado pela Eaton
Sistema se reaproveita de energia proveniente das frenagens do veículo.

O primeiro ônibus híbrido em série produzido na América do Sul já está em circulação na Argentina. O veículo foi desenvolvido pela TATSA (Tecnologia Avançada em Transporte S.A.), em parceria, com a Eaton, empresa especializada em equipamentos para gerenciamento de energia.
O modelo que está operando no país portenho é o D12H, que possui sistema híbrido-elétrico, responsável pelo gerenciamento da utilização da tração do motor a diesel e do motor elétrico, reaproveitando a energia resultante das frenagens do veículo. Esta tecnologia, de acordo com a Eaton, permite uma redução no consumo de combustível em quase 30% e em 40% nas emissões de poluentes.
O veículo é movimentado pelo sistema híbrido de ambos os motores elétrico e diesel, sendo que a locomoção utiliza a força gerada pela frenagem, quando essa se esgota, entra em ação a propulsão abastecida pelo combustível fóssil. A motorização elétrica é de 44 kW com transmissão de seis marchas automatizadas e pacote com 4 baterias de Ion-Lithiun.
A escolha da TATSA, uma das maiores operadoras de transporte urbano da Argentina, escolheu pela Eaton devido ao know-how da companhia que já possui mais de três mil veículos em circulação no mundo todo.
Ricardo Dantas, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Veículos da fabricante na América do Sul, celebrou o acordo com a companhia argentina. “O sistema Híbrido-Elétrico Eaton não apenas reduz o custo operacional para os frotistas como beneficia também toda a sociedade por meio de menos emissões de poluentes, ar mais limpo e menor ruído”, salientou.
WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário