Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Porto Alegre - Prefeitura renova 13% da frota de ônibus em 2011


Fotos: Ricardo Giusti/PMPA













Os usuários do transporte coletivo da Capital contam com 40 novos ônibus em circulação nas linhas da Região Leste, dos eixos Protásio Alves e Bento Gonçalves. Os veículos foram apresentados pelo prefeito José Fortunati na manhã desta quarta-feira, 23, no Largo Glênio Peres. Além desses, outros 40 veículos deverão renovar a frota até o final de dezembro, totalizando 216 ônibus neste ano, o que representa a renovação em 2011 de 13% dos ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre.  (fotos)

Todos os veículos que ingressam na frota da Capital têm acessibilidade universal, com elevadores para portadores de deficiência física. O universo de ônibus adaptados agora é de 757 veículos, correspondendo a 46,20% dos 1.663 veículos. Os ônibus da frota têm idade média de 3 anos e 11 meses, uma das mais novas do país. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos.

Ao fazer a entrega simbólica dos veículos, o prefeito reforçou a convicção de que o caminho para aprimorar a mobilidade nas grandes cidades é o investimento no transporte coletivo. "Esse ritmo de renovação da frota busca dar qualidade à circulação dos usuários e à mobilidade urbana. Faz parte de um conjunto de ações concretas que elevará ainda mais o patamar do transporte coletivo de Porto Alegre, beneficiando diretamente os mais de um milhão de usuários diários", afirmou Fortunati, destacando como projetos fundamentais para modernizar a circulação o Metrô, a modernização dos corredores de ônibus e o aeromóvel. 

A qualificação do transporte inclui a implantação da segunda passagem gratuita. De julho a outubro, mais de 12 milhões de pessoas foram beneficiadas com a medida. Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, a manutenção do volume de usuários do transporte público em Porto Alegre reforça o acerto da constante qualificação. "Historicamente, o número de usuários tem diminuído nas cidades. Aqui, a manutenção do universo de 1 milhão de passageiros é um dado positivo, porque as pessoas procuram confiabilidade, conforto e regularidade no transporte", avaliou.

O serviço de transporte coletivo por ônibus da Capital opera com 372 linhas, em 25 mil viagens por dia. Dos 1.663 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Os veículos que circulam a partir desta quarta-feira integram as linhas operadas pelo Consórcio Unibus. Conforme o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio dos Reis, todos os novos veículos são equipados com motores eletrônicos, que emitem baixo índice de poluentes.  

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário