Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Transporte atraiu a Curitiba 71 delegações neste ano

17/08/11 






Entre janeiro e agosto deste ano, 71 delegações e 419 especialistas, prefeitos, ministros e estudantes de diferentes partes do mundo estiveram em Curitiba para conhecer o sistema de transporte da cidade. Em média, são duas delegações por mês buscando informações sobre o transporte curitibano.

Os visitantes são recebidos por técnicos da Unidade de Relacionamentos da Urbs que apresentam o sistema em auditório com informações e imagens e em seguida são acompanhados em visitas técnicas, onde podem conferir de perto o funcionamento e as inovações do transporte da cidade. Grande parte das delegações vem em busca de ideias para melhorar o sistema de transporte de suas cidades. Nesta semana,  o prefeito da cidade de Alcaldía de Ibagué, da Colombia, Jesús María Botero Gutiérrez, era um dos integrantes da delegação colombiana que esteve em Curitiba para conhecer o transporte. O prefeito aprovou o que viu e disse que não poderia deixar de conhecer o que se faz no transporte em Curitiba. “O que mais me impressionou foi o planejamento que existe aqui. De fato, Curitiba é referência internacional, um modelo para o mundo de hoje”, disse o prefeito de Ibagué.O planejamento que prioriza o transporte é, de fato, um dos pontos que mais atrai a atenção dos visitantes. Isso inclui a integração que permite ao usuário usar quantos ônibus precisar sem limite de tempo pagando apenas uma passagem. Esse recurso é a tarifa única e social, auxiliada por uma estrutura formada por 82 km de canaletas, 30 terminais de transporte e 364 estações tubo e a acessibilidade hoje em 90% do sistema Outro ponto sempre destacado pelos visitantes é o cuidado da cidade em preservar as áreas verdes. No ano passado, 109 delegações visitaram o sistema de transporte de Curitiba, 60% delas de países da América do Sul, África e Europa, além de delgações dos Estados Unidos. A Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT) atende, além da capital, 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Por dia, cerca de 2,3 milhões de passageiros utilizam o sistema. A RIT tem 1.915 ônibus, 364 estações, 355 linhas e cerca de oito mil pontos de paradas de ônibus espalhados pela cidade. Somados, os ônibus percorrem por dia 490 mil km em 21 mil viagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário