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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ônibus acirra disputa com avião

TER, 16 DE AGOSTO DE 2011


ANTT objetiva mais passageiros no setor



Entidade pretende modenizar a frota



Muito tem se falado sobre o Trem-bala brasileiro que pode ligar as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo em 2016, um serviço de transporte que poderia abrigar os passageiros que – atraídos pelo baixo custo – hoje optam por se locomover por meio do modal aéreo. Entretanto, esse processo migratório pode acontecer, mas em outra frente: do avião para os ônibus, aos olhos de muitos, mais viável para o atual momento do País.
Esse foi um dos motivos da licitação a ser efetivada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para linhas interestaduais de ônibus. Para Bernardo Figueiredo, diretor geral da entidade, a entrada de novas empresas e a modernização do setor de passageiros acirrará a concorrência entre os dois meios de transporte.

Segundo o executivo, o objetivo principal do leilão é a modernização do sistema, que deverá permitir que o serviço se assemelhe ao que é prestado atualmente pelas companhias aéreas.

“Estamos assistindo a um processo agressivo do transporte aéreo, com uma redução drástica de preços, e o transporte rodoviário, especialmente nas longas distâncias, está perdendo mercado. O objetivo principal dessa licitação é a modernização do sistema, que se dá no controle da prestação do serviço e no atendimento ao usuário. Queremos ter um sistema que se assemelhe ou, até mesmo, supere o que o aéreo oferece”, disse Figueiredo.

Sônia Haddad, superintendente de serviços terrestres da ANTT, salientou que a licitação dará mais flexibilidade para que as empresas possam competir com o transporte aéreo, fazendo promoções de acordo com a demanda, por exemplo, e fixar padrões de qualidade para terminais e pontos de parada.

Novidades

De acordo com matéria publicada na Agência Brasil, entre as medidas previstas, além da modernização da frota, estão a venda de passagens pela internet, rastreamento dos ônibus em tempo real, que vai permitir ao usuário acompanhar os horários de chegada e de partida dos coletivos, além de exigências de segurança e conforto.

Aproximadamente 85% dos atuais trajetos vão ter uma redução tarifária com o novo modelo previsto no leilão. O processo vai prever lotes que vão juntar linhas lucrativas com outras menos rentáveis para as empresas. Os ônibus interestaduais transportam, nas linhas regulares, 50,2 milhões de passageiros por ano, por meio de 250 operadores.

A ANTT vai exigir ainda que a idade média da frota, atualmente de 14 anos, caia para cinco anos. Nenhum ônibus poderá ter mais de dez anos. A frota cadastrada atualmente, de 16,3 mil coletivos, tem 60% dos veículos com menos de dez anos.
WEBTRANSPO - FOTO: DIVULGAÇÃO
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/23156-onibus-acirra-disputa-com-os-avioes

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