Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Novos ônibus serão apresentados pela SMTU


10/08/2011
Prefeitura tenta mostrar transparência com entrega dos novos ônibus



Juízes das Varas de fazenda Pública Municipal, Ministério Público, vereadores da Câmara Municipal de Manaus, deputados estaduais e representantes da sociedade civil organizada serão convidados para inspecionarem os novos ônibus que irão compor a frota de transporte coletivo de Manaus no próximo dia 19. O anúncio foi feito ontem pelo superintendente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, ao acompanhar o desembarque de mais 54 novos coletivos. Segundo o superintendente, até ontem já haviam chegado em Manaus 280 ônibus novos, de um total de 858 veículos que irão compor o novo sistema de transporte coletivo.
No dia 19 (sexta-feira), serão apresentados oficialmente como integrantes do primeiro lote de aproximadamente 300 novos ônibus a serem integrados no sistema de transporte coletivo, segundo revelou Marcos Cavalcante. Ontem, foram desembarcados em Manaus mais 54 novos coletivos adquiridos por quatro empresas. Eles percorreram 3.600 quilômetros de estrada a partir de Erechim (Rio Grande do Sul) até Porto Velho (Rondônia) e depois mais 1.239 quilômetros via fluvial até Manaus.
Acessibilidade
Os novos veículos trazem uma característica. Todos dão acessibilidade a idosos e portadores de necessidades especiais.“É importante registrar que todos os nossos ônibus virão com acessibilidade, com elevadores para os cadeirantes, com 20% dos assentos reservados aos idosos e gestantes marcados em cores diferentes e um assento para pessoa obesa. É uma nova era no transporte coletivo em Manaus”, afirmou o superintendente da SMTU.
Até meados de setembro a população de Manaus será servida de 400 novos ônibus deste primeiro lote, de acordo com a SMTU. Segundo o órgão, O restante da frota deverá chegar até meados de novembro, totalizando 858 ônibus.
“Com este primeiro lote saímos de uma idade média de mais de oito anos para quatro anos. Quanto tivermos todos os 858 a frota de Manaus será, disparadamente, a frota mais nova no Brasil. Enquanto a média nacional é de 3,5 anos, a nossa média será de 1,86 anos. Isso é o primeiro passo da modernização do sistema de transporte coletivo”, observou.
Apresentação
Em entrevista no Porto da Sanave, Marcos Cavalcante disse que no próximo dia 19 a Prefeitura vai promover um ato público de apresentação dos novos coletivos. Para tanto vai convidar juízes das Varas especializadas da Fazenda Pública, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e representantes da sociedade civil organizada para inspecionarem os novos ônibus. “Nós faremos uma pequena demonstração de como será a nossa frota e com um detalhe: embora nesse dia tenhamos mais de 300 ônibus a tarifa ainda será a mesma”, explicou. Segundo Cavalcante a nova tarifa de R$ 2,75 somente será implantada depois que os empresários atingirem a meta prevista no contrato.
Sigit
Marcos Cavalcante informou ainda que no próximo dia 16 a SMTU retoma a licitação para a implantação do Sistema de Gestão Integrada do Transporte (Sigit). A licitação foi suspensa pedido do Tribunal de Contas. “Nós atendemos as recomendações do TCE e agora no dia 16 retomamos a licitação”.
Com o Sigit, a Prefeitura recupera o controle do sistema de transporte coletivo como um todo, como número de ônibus circulando de cada empresa, cumprimento dos horários, bilhetagem, dentro outros. Pelo sistema o usuário terá condições de saber o horário de circulação dos ônibus, o itinerário e o tempo gasto de viagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário