Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

BRS Copacabana







O ano de 2011 começou com novidades no transporte por ônibus na cidade do Rio de Janeiro. No dia 19 de fevereiro, a Prefeitura do Rio implantou o primeiro corredor BRS (Bus Rapid Service) da Zona Sul, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. O corredor vai do Posto 6 ao Leme, passando pela Avenida Princesa Isabel, em Copacabana.

Para formar a imagem do serviço, a Fetranspor contratou uma agência de publicidade, a DPZ Propaganda, que criou a identidade visual do BRS, dos abrigos e da folheteria produzida para dar esclarecimentos à população. A Federação também recrutou, através da Fluxxo Comunicação, promotores para distribuir os folhetos nas ruas.

Com o BRS em funcionamento, duas das quatro faixas são exclusivas aos ônibus, e as linhas estão divididas em BRS1, BRS2 e BRS3. As linhas regulares, oriundas de vários bairros da cidade, que passavam na avenida sofreram alteração em seus itinerários. Na verdade, houve uma divisão: algumas mantiveram o seu trajeto original, passando no corredor e seguindo até o destino final; e outras fazem somente parte do itinerário antigo, não entrando no corredor e fazendo retornos.

Os veículos que trafegam pelo corredor estão identificados com adesivos no vidro da frente, informando a qual BRS pertencem. São 15 pontos de parada sinalizados por BRS1, BRS2 ou BRS3, e os motoristas foram treinados a não parar fora deles. Em cada um, o passageiro pode conferir, além dos números BRS, uma lista com o número, a origem e o destino das linhas de ônibus, bem como um mapa com a localização de todos os pontos.
Vantagens

Com a racionalização para implantaçao da via exclusiva, a frota que opera na Nossa Senhora de Copacabana foi reduzida em 20%, e o carioca já pode atravessar o bairro de Copacabana em um tempo 40% menor. A expectativa é que a velocidade dos coletivos passe de 13 km/h para 24 km/h. No BRTs, onde os ônibus transitam em corredores exclusivos, a velocidade média é de aproximadamente 30 km/h. O número de viagens, além disso, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, passa de 419 para 320 por hora, o que significa uma diminuição de 24%. Por outro lado, a quantidade de passageiros por viagem aumenta 30%, de 23 para 30, e os ônibus passam a parar em menos pontos.

> Pode e não pode
Táxi comum poderá circular na faixa do BRS, quando estiver com cliente, mas não poderá realizar embarque e desembarque. Apenas táxis especiais poderão fazer este serviço dentro da faixa. Será permitido o estacionamento do lado esquerdo apenas entre 21h e 6h, durante a semana; a partir das 14h aos sábados; e livre nos domingos e feriados. Vans, caminhões e motos não podem circular dentro do corredor de BRS. As vans também não podem embarcar e desembarcar passageiros. Ônibus de turismo não podem parar na pista da direita, somente quando o hotel tiver baia. Quem rodar mais de uma quadra pela faixa do BRS será multado pela fiscalização eletrônica e por agentes de trânsito da Guarda Municipal.

> Conceito e divulgação
O conceito de BRS – sigla inglesa para designar serviço de ônibus rápido – inclui, além da implantação de faixas exclusivas para ônibus, a otimização da oferta (através da redução da frota de ônibus no eixo do corredor), o aumento da ocupação dos veículos, o escalonamento dos pontos de parada, bem como o controle (por câmeras) de acesso dos veículos particulares.

> Mais corredores
No início de março, será a vez da Rua Barata Ribeiro/Raul Pompeia, também em Copacabana, ganhar seu BRS. O objetivo é implantar uma faixa preferencial entre os bairros Jardim Botânico e Botafogo ainda no primeiro semestre deste ano. E, na segunda metade de 2011, a meta é levar o projeto para a Zona Norte da cidade, implantando a faixa na Radial Oeste, Vinte e Quatro de Maio, Marechal Rondon, Vinte e Oito de Setembro e Teodoro da Silva. Ao todo, a previsão é que 22 BRSs sejam implementados na cidade do Rio de Janeiro.


Fonte: http://www.fetranspor.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=486:nossa-senhora-de-copacabana-ganha-brs&Itemid=24 


A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário