Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Autotrans inicia implantação de novo sistema

domingo, 21 de agosto de 2011. 


Seis carros chamados de “micrão”, que adotam rotina diferenciada, estão circulando pela parte alta da cidade há uma semana 


Alysson Braga
ESTAGIÁRIO



ALYSSON BRAGA 



IPATINGA – Embora muitos ainda não tenham percebido, os ônibus da Autotrans chamados de “micrão” estão abrindo caminho para a implantação gradativa de um novo sistema do transporte coletivo local. São veículos maiores que os microônibus e menores que os ônibus convencionais. O modelo de ônibus, que comporta 32 pessoas sentadas e possui elevador, permite aos usuários entrar pela porta da frente. A porta traseira é substituída por outra que fica no meio do carro.  

De acordo com o coordenador de Tráfego da Autotrans, Marcos Fernandes, a segunda tentativa de implantar o sistema de entrar pela porta dianteira em todos os ônibus da empresa deverá ser feita em breve. Na primeira tentativa, principalmente porque a população não parecia devidamente informada, o processo foi tumultuado e acabou tendo que ser revisto. Agora, o coordenador informou que ainda não há data definida porque o processo está dependendo de uma negociação com a Prefeitura Municipal de Ipatinga. “A Univale já implantou este sistema em Ipatinga. Acredito que não vai demorar muito para a Autotrans também adotar”, adiantou. Contudo, Fernandes crê que dessa vez a população deva aceitar bem a medida, porque já está ciente e “tudo está sendo mais bem preparado”. 

Nota da PMI
Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ipatinga informou que está ainda analisando a possibilidade de mudar o embarque para a porta dianteira e que não há previsão para isso acontecer. A preocupação da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) é não causar transtorno no embarque e desembarque de passageiros.


O que os usuários acham da mudança

Maciane Ferreira Duarte Galvão, 56, aposentada
“Preciso pegar ônibus às vezes. Não sabia dessa troca dos ônibus, mas sou a favor da mudança de colocar para entrar pela porta da frente. Acho que é mais seguro porque o motorista vê quem está entrando. Tudo que é novo é difícil de adaptar, mas acho que se não tentar não tem como saber se vai dar certo”. 

Vinícius Castro, 16, estudante
“Na minha opinião não tem diferença nenhuma. Mas o fato é que o povo está acostumado a entrar pela porta traseira. Entrar pela porta da frente causa muita confusão porque o espaço é pequeno. Se for implantado o sistema de entrar pela porta dianteira em todos os ônibus acho que o transporte público vai atrasar mais ainda”. 

Maria Lúcia Rodrigues, 63, diarista
“Utilizo o transporte público de segunda a sexta e sou contra a mudança de colocar para entrar pela porta dianteira. Eu já entro pela porta da frente por causa da idade, mas acho difícil o povo aceitar. Já vi esses novos ônibus circulando. Em Governador Valadares as pessoas entram pela porta da frente e saem pela porta traseira, e dá muito certo”.

Lucas Castro, 19, estudante
“Utilizo o ônibus de segunda a sexta. Acho que deveriam fazer uma enquete com o povo para saber o que prevalece. Pode até ser que colocar para entrar pela porta da frente em todos os ônibus dê certo. A Univale adotou esse sistema e ninguém reclamou. Assim acho mais seguro, em caso de assalto, por exemplo”. 

Jandira de Olinda de Freitas, 60, aposentada
“Acho que vai dar certo sim, porque é mais seguro. É necessário tentar. As pessoas reclamam se o ônibus está muito cheio, reclamam de tudo. Quem desce pela porta da frente às vezes atravessa a rua com pressa, sendo muito perigoso. Melhor descer pela porta de trás”.

Sônia de Oliveira Meireles, 47
“Sou contra entrar pela porta da frente porque é o local do ônibus que mais tumultua, já que há muitos idosos, além de eu não achar mais seguro. Mas tudo é uma questão de hábito, os usuários precisam se acostumar e o trocador e o motorista também. Quase tudo do que é novidade em Ipatinga as pessoas rejeitam, mas a mudança tem que permanecer durante um tempo para se acostumar”. 


Os números 
das linhas dos 
novos ônibus 

031
050
060
090
902 A
930



Fonte: JVA On Line
http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=92741

Nenhum comentário:

Postar um comentário