Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Frota municipal de ônibus será 100% acessível a deficientes até início de 2012




A Prefeitura de Santos e a Viação Piracicabana entregaram nesta terça-feira (23) 49 novos ônibus, em substituição aos carros mais antigos. Agora, o transporte coletivo na cidade passa a contar com uma das frotas mais novas do país, com idade média de 1,3 ano, e acessibilidade para deficientes físicos em 75% dos ônibus.

Mas a grande notícia foi o anúncio de que a frota municipal estará 100% adaptada para pessoas com deficiência até o início de 2012. Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, é uma conquista histórica.

“A lei federal determina que até o final de 2014 as cidades tenham uma frota de transporte 100% acessível. Porém, Santos se antecipou e bem antes deste prazo atingiremos a meta”, disse Papa.

O prefeito mencionou ainda o pioneirismo da cidade na adaptação dos micro-ônibus que integram as linhas municipais. “Pela dificuldade de se adaptar elevadores nesses veículos menores, as fábricas de chassi e empresas encarroçadoras desenvolveram um protótipo para Santos que hoje serve de modelo para todo o país”.

O presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Rogerio Crantschaninov, destacou os benefícios de uma frota nova para o transporte coletivo. “Veículos novos proporcionam mais confiabilidade ao sistema. São mais modernos, econômicos e exigem menos investimentos de manutenção”.

Os 49 ônibus incorporados à frota são zero quilômetro, equipados com três câmeras (duas internas e outra externa, que monitora e grava as condições do trânsito), elevadores para cadeirantes, espaço reservado para cão guia e assentos preferenciais.

Todos possuem o Sismo (Sistema de Supervisão e Monitoramento de Ônibus), tecnologia que permite obter informações em tempo real dos coletivos, como controle da frequência das linhas e horários e comunicação do motorista com o CCO (Centro de Controle Operacional). A frota tem 305 veículos, sendo 285 carros operacionais e 20 reservas. 

 Fotos: Francisco Arrais

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/nsantos/index.php/noticias/frota-municipal-de-onibus-sera-100-acessivel-a-deficientes-ate-inicio-de-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário