Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Volvo ganha mais um sistema BRT ao vender 1 mil ônibus B7RLE para a Cidade do Panamá

A Volvo Bus Latin America vai fornecer os ônibus para mais um importante BRT (Bus Rapid Transit) na América Latina. A empresa, sediada em Curitiba, no Paraná, acaba de fechar um contrato de venda de 1 mil ônibus B7RLE para o consórcio panamenho Transmassivo, operador do transporte coletivo urbano na Cidade do Panamá, capital do país centro-americano de mesmo nome.

É o maior negócio em número de unidades realizado pela Volvo Bus Latin America desde a comercialização de 1,7 mil chassis para três empresas do sistema de transporte de massa de Santiago (Transantiago), capital do Chile, em janeiro de 2005. BRT’s são sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba, em Santiago (Chile) e em Bogotá (Colômbia).

O consórcio é liderado pelo Fanalca, grupo empresarial colombiano com braços na área de transporte no Chile (Subus), Colômbia (Ciudad Móvil), e em outros países latino-americanos. Os chassis serão produzidos na planta da Volvo da cidade de Boras, localizada no Oeste da Suécia, e encarroçados na fábrica colombiana da Superpolo, joint-venture entre a brasileira Marcopolo e o Grupo Fanalca, um dos principais clientes da Volvo Bus Latin America.

Todos os veículos serão equipados com caixa automática, ABS e EBS, ar condicionado, freios a disco e suspensão eletrônica – um avançado sistema de ajoelhamento que rebaixa a lateral do ônibus para facilitar o embarque e o desembarque de passageiros.

Os ônibus rodarão em linhas de todos os bairros da Cidade do Panamá, cidade de mais de 1 milhão de habitantes que está reformulando seu sistema de transporte, até agora baseado em veículos bastante antigos. Os modernos e avançados B7RLE (Low Entry, o equivalente a piso baixo em português) substituirão os chamados Diablos Rojos, que foram adquiridos de segunda mão e que dominam a cena urbana da capital panamenha. “Esta grande venda comprova a qualidade superior dos veículos da marca, e reforça nossa liderança nos chamados BRTs”, declara Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

A venda é resultado de uma licitação do governo federal panamenho que estava em curso há cerca de quatro anos e que foi vencida pelo consórcio Transmassivo. “O baixo consumo de combustível e a grande disponibilidade registrados pela frota de B7RLE adquirida pelo Grupo Fanalca em anos anteriores em outras cidades da América Latina foram decisivos para a empresa ter escolhido novamente os chassis Volvo”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. Para ele, a excelência do pós-venda da marca também foi crucial para a concretização deste negócio.

“Nosso estreito relacionamento com esse cliente e o fato de participarmos do projeto como um todo desde o início também foram muito importantes para mais essa conquista”, destaca o gerente. Pelo contrato, a Volvo vai também estabelecer na cidade um centro de treinamento de condutores para preparar os futuros motoristas dos ônibus, inclusive instalando simuladores de direção.

Os chassis começam a ser produzidos ainda este mês, com término previsto para o segundo semestre de 2011. A primeira entrega dos veículos completos está prevista para o final deste ano.

Por Assessoria de Imprensa VOLVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário