Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Projeto vai expor poemas em ônibus do município do Rio

Agência Brasil

20/08/2010

Rio de Janeiro – A Academia Brasileira de Letras (ABL) e o Sindicato das Empresas de Ônibus do município do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) lançaram nesta sexta-feira (20) o projeto Circulando Cultura. Ele prevê a fixação de oito cartazes com poemas de autores brasileiros famosos no interior 8,6 mil coletivos a partir da próxima segunda-feira (23). A ideia é incentivar a leitura dos 3,5 milhões de usuários que usam o transporte público da cidade diariamente.

Os cartazes são uma espécie de livro ambulante, que podem alcançar milhares de leitores, disse o presidente da ABL, Marcos Vinicius Vilaça. “É uma espécie de livro ambulante. É a poesia se deslocando e alcançando milhares de pessoas todo dia.” Segundo ele, o projeto poderá fazer com que elas se convertam em leitores. “Isso é muito bom, estou animado.”

De acordo com o presidente da Rio Ônibus, Lélis Teixeira, um concurso popular de poesias pode ser feito futuramente. “Diante de um possível despertar de interesse das pessoas em escrever poemas, podemos realizar no futuro um concurso de poesias populares, junto com a academia, e premiar os poetas que encontrarmos aqui no estado.”

Domício Proença Filho, membro da ABL, disse que os poemas a serem fixados nos ônibus foram escolhidos a partir de vários fatores: "Primeiro, foram limitadas pelo tamanho, pois são fixadas no vidro que fica atrás do motorista. Em primeiro plano, poemas que tenham representatividade na literatura brasileira. Outro critério foi o conteúdo. É necessário que o poema consiga que o leitor médio se interesse por ele.”

Os oito poemas escolhidos são Círculo Vicioso, de Machado de Assis; Ser Mãe, de Coelho Neto; Visita à Casa Paterna, de Luís Guimarães Júnior; As Pombas, de Raimundo Correa; Canção do Exílio; de Gonçalves Dias; Soneto, de Olavo Bilac; Piedade, de Cruz e Souza; e Suave Caminho, de Mário Pederneiras.

Após um período de dois a três meses, outros oito poemas serão escolhidos para fazer parte do projeto. A Rio Ônibus já estuda a possibilidade de expandir os poemas para a frota que circula no estado do Rio.


Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/08/20/brasil,i=208941/PROJETO+VAI+EXPOR+POEMAS+EM+ONIBUS+DO+MUNICIPIO+DO+RIO.shtml

2 comentários:

  1. Como faço pra mandar meus poemas.

    meu e-mail
    é

    j_compositor@hotmail.com

    aguardo respota

    ResponderExcluir
  2. Adoraria participar desse concurso de poemas, moro em santarém pará.

    abraçosssssssssss

    ResponderExcluir